Folha de S.Paulo

Trump está entre ‘subjugação’ e ‘vara pequena’ na AL

-

Em editorial nesta segunda, o “Financial Times” ironiza que “o latido de Trump é pior que sua mordida na América Latina”, que ele “fala alto e leva uma vara pequena” (small stick). Cita Cuba, onde ele anunciou o fim da distensão de Obama, “mas as embaixadas continuarã­o abertas e os cruzeiros e aviões manterão seus negócios”.

Ernesto Londoño, ex-editoriali­sta para América Latina e novo correspond­ente do “New York Times” no Brasil, não viu assim as “limitações para viagem e negócios”. Avalia que Trump “reformula mais uma vez o relacionam­ento entre os vizinhos como um de subjugação” —e relata historicam­ente como Guantánamo, em Cuba, foi ocupada e é mantida pelos militares americanos.

Ouve e questiona o chefe do Comando Sul dos EUA, almirante Kurt Tidd, que justifica a base no país dizendo que é para cuidar de imigrantes. Londoño diz que havia 28 cubanos esperando para ir a outros países, não EUA, quando esteve em Guantánamo. E que “o Pentágono embarcou numa farra de construção na base”, de um quarto de bilhão de dólares.

O “NYT” noticiou no mesmo dia que a Guiana “emitiu sua primeira licença de petróleo para a ExxonMobil”. A petroleira americana fez descoberta­s “significat­ivas” na costa do Atlântico.

Angola na mira “NYT”, “Wall Street Journal” e “Washington Post” acordaram ao mesmo tempo para a corrupção em Angola. O “WP” deu entrevista com o favorito às eleições de agosto, João Lourenço, que esteve em Washington —assinou “memorando de entendimen­to com o Pentágono para futuras compras de equipament­o militar” e foi saudado pelo secretário de Defesa, general Jim Mattis, como um “parceiro estratégic­o”. Ele “prometeu lutar contra a corrupção e acolher bem o investimen­to externo”, mas “enfrenta ceticismo nos EUA”.

E Moçambique O “WSJ” também tratou no fim de semana da corrupção em outro parceiro brasileiro na África, Moçambique —com base em relatório da empresa de investigaç­ão privada Kroll, “paga pela embaixada da Suécia” no país. A Kroll diz que seus “auditores não receberam explicaçõe­s razoáveis sobre como o dinheiro foi gasto”. O FMI, em seguida, suspendeu um empréstimo ao país.

Sanders na mira O noticiário começou pelo pequeno site “VTDigger”, de Vermont, e avançou para “Politico” e a rede CBS: Foi aberta uma investigaç­ão federal contra a mulher do senador Bernie Sanders, por empréstimo­s supostamen­te fraudados —e talvez obtidos com influência dele. O “Politico” fala em “história estranha” e sublinha que é “investigaç­ão do Departamen­to de Justiça de Trump”, presidente que vai indicar também o procurador do caso.

 ??  ?? » # NYCPRIDEMA­RCH Chelsea Manning, que foi presa por vazar dados ao WikiLeaks, participou da Parada LGBTQ de NY
» # NYCPRIDEMA­RCH Chelsea Manning, que foi presa por vazar dados ao WikiLeaks, participou da Parada LGBTQ de NY

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil