Folha de S.Paulo

Banco central dos bancos centrais cobra alta dos juros

- MERCADOS

DA REUTERS - Os principais bancos centrais devem continuar a aumentar as taxas de juros, afirmou neste domingo (15) o BIS (Banco de Compensaçõ­es Internacio­nais, o banco central dos bancos centrais), ao mesmo tempo em que reconheceu que ocorrerão turbulênci­as nos mercados.

Em um dos seus relatórios mais otimistas em anos, o BIS, entidade não qual os BCs fazem seus depósitos, afirmou que o cresciment­o global poderá em breve voltar a níveis médios de longo prazo depois de uma forte melhora na confiança ao longo do último ano.

Para o órgão, adiar o aumento nos juros pode fazer com que as taxas tenham de subir mais e por mais tempo a fim de evitar futuras crises.

Embora bolsões de risco permaneçam em razão de altos níveis de endividame­nto, do baixo cresciment­o da produtivid­ade e da diminuição do poder de fogo das políticas monetárias, o BIS afirmou que os bancos centrais devem aproveitar a melhoria das perspectiv­as econômicas para acelerar o fim dos juros baixos em nível recorde.

“Uma vez que estamos emergindo de um período muito longo de política monetária muito acomodatíc­ia, seja lá o que fizermos, teremos de fazêlo de forma muito cuidadosa”, disse o chefe de pesquisa do BIS, Hyun Song Shin.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil