Folha de S.Paulo

Corinthian­s abre maior vantagem entre os times da ponta da tabela

Distância do líder para o 4º colocado na 10ª rodada é inédita nos pontos corridos

- LUIZ COSENZO

BRASILEIRO

O futebol pragmático e eficiente praticado na temporada pelo Corinthian­s estabelece­u uma nova marca no Brasileiro após a vitória sobre o Grêmio por 1 a 0, neste domingo (25), em Porto Alegre.

Pela primeira vez desde 2003, quando a competição passou a ser disputada por pontos corridos, um clube abre dez pontos de vantagem para o quarto colocado após a disputa da décima rodada.

A vantagem corintiana (26 a 16) é para o Palmeiras, que neste domingo (25) venceu a Ponte Preta por 2 a 1. Caso o Botafogo vença o Avaí nesta segunda (26), ultrapassa o Flamengo, que cairia para a quarta colocação, com diferença de nove pontos para o Corinthina­s —que mesmo as- sim terá a maior “gordura” na ponta da tabela na era dos pontos corridos ao fim da décima rodada.

Antes, a maior diferença imposta foi na edição de 2012, quando o Atlético-MG abriu sete para o Grêmio (25 a 18).

Os quatro primeiros colocados do Brasileiro garantem vaga na fase de grupos da próxima edição da Libertador­es. O quinto e o sexto terão que disputar as fases preliminar­es do torneio.

Já a vantagem de quatro pontos para o segundo colocado , o Grêmio, é a segunda maior já aplicada na história dos pontos corridos após a realização da décima partida.

A maior foi estabeleci­da pelo próprio Corinthian­s em 2011, ano em que o clube conquistou o pentacampe­onato nacional. Na época, o time dirigido por Tite abriu cinco pontos para o São Paulo nessa altura do campeonato.

Aliás, a campanha corintiana de 2011 —até o décimo jogo— , que é a melhor da história do torneio, só supera o desempenho atual no saldo de gols (14 a 13).

“Conseguimo­s pontos acima do esperado por nós também. De 30 pontos, conseguir 26 é muito difícil. É muito cedo para falar sobre qualquer coisa. Temos de chegar embolados nas últimas oito, dez rodadas”, disse Carille, que afirmou que a vitória foi uma das mais importante­s do ano.

“Vitória desse tamanho é importante para o grupo inteiro, mas vamos continuar com os pés no no chão, humildade e trabalhand­o. Passamos por algumas etapas no ano que nos fortalecer­am muito”, acrescento­u.

Com o triunfo deste domingo (25), o time aumentou sua invencibil­idade para 23 partidas. A última derrota foi para a Ferroviári­a no dia 19 de março, pelo Paulista, quando entrou em campo com uma formação mista. INTELIGÊNC­IA Antes do jogo, o treinador corintiano afirmou que “futebol se ganha com inteligênc­ia”. E a frase usada foi seguida à risca pelos jogadores.

Com a estratégia de marcar atrás da linha da bola durante a maior parte da partida e valorizar a posse dela quando a tinha nos pés, o Corinthian­s não tomou pressão e propiciou poucos espaços para o Grêmio, que ameaçou Cássio em dois chutes de longa distância com Pedro Rocha e Barrios e numa bola parada com Geromel que, na pequena área, mandou por cima.

Com o jogo controlado, a equipe ameaçou com o volante Paulo Roberto, que exigiu boa defesa de Marcelo Grohe.

No segundo tempo, o Corinthian­s manteve a postura e fez o gol em um lance em que contou também com a sorte.

Aos 6 minutos, Paulo Roberto ganhou uma dividida com Luan, avançou e rolou para Jô, que não conseguiu dominar. A bola, no entanto, sobrou para Jadson chutar no meio das pernas de Grohe.

A frase de Carille sobre ter inteligênc­ia quase foi por água abaixo em erro infantil do meia-atacante Marquinhos Gabriel, que entrou no lugar de Rodriguinh­o. Ele puxou a camisa de Geromel dentro da área após uma cobrança de escanteio e o árbitro marcou pênalti. Luan cobrou e Cássio defendeu, garantindo a vitória.

 ?? Jeferson Guareze/Agif/Folhapress ?? Conhecido por boas atuações em partidas decisivas, o goleiro Cássio fez grandes defesas e contribuiu para a vitória ao espalmar pênalti no fim do jogo
Jeferson Guareze/Agif/Folhapress Conhecido por boas atuações em partidas decisivas, o goleiro Cássio fez grandes defesas e contribuiu para a vitória ao espalmar pênalti no fim do jogo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil