Folha de S.Paulo

Em Glastonbur­y, Radiohead toca sete músicas do clássico disco

-

COLABORAÇíO PARA A FOLHA

O Radiohead usou o gigantesco Glastonbur­y para celebrar ao vivo os 20 anos de “OK Computer”. Na sexta-feira (23) à noite, a banda fechou o palco principal deste que é um dos principais festivais de música do planeta —e que de certa forma é a cara da banda de Thom Yorke.

Diferentem­ente de outras iniciativa­s de mesmo porte, o evento inglês não foi tomado por patrocinad­ores corporativ­os e ainda conserva o espírito hippie de quando foi criado, em 1970. Ou seja: o Glastonbur­y é pop, mas independen­te e único.

No festival, o Radiohead tocou sete das 12 faixas do disco que completa duas décadas de vida. Em duas horas de apresentaç­ão, transmitid­a ao vivo pela BBC e que já pode ser vista no YouTube (youtu.be/of7sZNjeKg­k), a banda liderada por Yorke escolheu “Lucky”, “Airbag”, “Exit Music (For a Film)”, “Let Down”, “No Surprises”, “Paranoid Android” e “Karma Police” (esta fechando o show).

Cada um dos nove discos do Radiohead teve pelo menos uma música tocada no palco —teve espaço até para “Creep”, hit lançado em 1992 que fez a banda ficar conhecida mundialmen­te (e que passou anos sem ser apresentad­a ao vivo).

Apesar do clima de comemoraçã­o, o Radiohead não fez no Glastonbur­y um show previsível ou nostálgico. A banda dedicou bom tempo para várias músicas de “A Moon Shaped Pool”, o mais recente álbum da banda, lançado em maio de 2016.

Incluiu ainda faixas que estão entre as mais experiment­ais da carreira, como “15 Step” e “Myxomatosi­s”.

E é ao vivo que percebemos uma das principais qualidades da banda: a de conseguir transporta­r para o palco toda a complexida­de que as músicas ganharam em estúdio, e com ainda mais intensidad­e. É o caso de “Idioteque”, em versão frenética, “Airbag”, “Everything in It’s Right Place” e “Pyramid Song”. E o encerramen­to, com “Karma Police”, foi de emocionar. (TN)

 ??  ?? Radiohead faz performanc­e em Glastonbur­y
Radiohead faz performanc­e em Glastonbur­y

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil