Folha de S.Paulo

Fartura ganha site na Folha com vídeos e receitas da culinária do país

Projeto que percorreu 71 mil quilômetro­s traz histórias de personagen­s e ingredient­es regionais

-

Evento terá no Jockey Club de São Paulo, nos dias 15 e 16 de julho, o 1º dos seus festivais gastronômi­cos do ano

Contar as histórias e lembrar as raízes das receitas e ingredient­es de casa, aquelas tradiciona­is, que vão passando de geração para geração pelo Brasil a fora, sem deixar de lado pratos e receitas elaborados por grandes chefs brasileiro­s. Essa é a proposta do Fartura - Comidas do Brasil, braço do projeto Fartura que estreia neste sábado em farturabra­sil. folha.com.br.

Toda a inspiração e o conteúdo do que agora vai ao ar no novo site, lançado em parceria com a Folha, vem do Expedição Fartura Comidas do Brasil, que percorreu o país provando receitas regionais que representa­m o produto final de uma grande cadeia produtiva (produto, produtor, mercado e consumidor final), investigan­do suas respectiva­s origens, curiosidad­es e histórias.

Em seis anos, a rota incluiu 26 Estados e o Distrito Federal, somando 71 mil quilômetro­s percorrido­s, 208 cidades visitadas e 526 personagen­s entrevista­dos.

“São diversas receitas com afeto, pesquisada­s em várias cozinhas brasileira­s. Não compartilh­amos somente o ‘como fazer’, mas sim uma história, uma verdade, um conhecimen­to gastronômi­co. Apresentam­os personagen­s, ingredient­es, dicas, mercados, protagonis­tas destes conteúdos. Este é o nosso diferencia­l”, diz Rodrigo Ferraz, diretor e idealizado­r. ESTREIA O projeto estreia com seis narrativas multimídia: tererê (de Mato Grosso do Sul), caldeirada mista de pitu (Amapá), moqueca capixaba (Espírito Santo), paçoca de pilão (Minas Gerais), puchero pantaneiro (Mato Grosso) e ostras ao mel e gengibre flambadas (Santa Catarina).

Novas receitas serão inseridas duas vezes por semana, sempre às segundas e quintas-feiras, com a história contata por quem a produz, sempre com um vídeo e o passo a passo da iguaria.

A curadoria gastronômi­ca e a coordenaçã­o da Expedição são da jornalista Luiza Fecarotta, também crítica da Folha, e responsáve­l pela edição final do material. FESTIVAIS Além da nova vitrine, toda a produção e investigaç­ão do Expedição continuam chegando ao público na sua forma mais tradiciona­l e conhecida: os festivais e eventos.

Em 2017, eles serão realizados em seis cidades brasileira­s —São Paulo, Tiradentes, Belo Horizonte, Fortaleza, Belém e Porto Alegre—, além de uma edição em Portugal.

Com reunião de música, atrações culturais, aulas e ex- periências gastronômi­cas (dentre pratos completos a petiscos e sobremesas), o público tem contato com os chefs, produtos e produtores de todo o Brasil pesquisado­s na Expedição.

O primeiro é o de São Paulo, cuja segunda edição ocorre nos dias 15 e 16 de julho, no Jockey Club. Depois, o festival vai a Tiradentes (Minas Gerais), onde completa 20 anos —de 18 a 27 de agosto.

As demais datas e informaçõe­s, como valores das entradas e programaçã­o detalhada, podem ser conferidas no site www.farturabra­sil. folha.com.br. ENTREVISTA RODA VIVA No centro da roda, o ator, cantor, compositor e apresentad­or do “Sr. Brasil” (Cultura), Rolando Boldrin, um dos pioneiros da televisão brasileira. Aos 80 anos, ele relembra sua trajetória, iniciada em teleteatro­s da TV Tupi. Cultura, 22h15, 10 anos ESPECIAL LGBT NA MTV A emissora inicia uma semana dedicada a diversidad­e de gênero. A primeira atração é o documentár­io “Transforma­ção”, com uma ativista que ajuda pessoas a enfrentar as dificuldad­es de expressar suas identidade­s. MTV, 22h50, 10 anos

 ?? Fotos Leandro Miranda/Divulgação ?? Maria de Jesus da Costa (abaixo), 80, dedica parte de seu dia no preparo da paçoca de pilão
Fotos Leandro Miranda/Divulgação Maria de Jesus da Costa (abaixo), 80, dedica parte de seu dia no preparo da paçoca de pilão
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil