Folha de S.Paulo

Aliado de Janot lidera lista tríplice para a Procurador­ia

Nicolao Dino foi o mais votado entre colegas para assumir a PGR a partir de setembro; escolha caberá a Temer

- REYNALDO TUROLLO JR. GUSTAVO URIBE MARINA DIAS

O subprocura­dor-geral da República Nicolao Dino foi o nome mais votado por integrante­s do Ministério Público Federal para chefiar a Procurador­ia-Geral da República a partir de setembro. A eleição foi nesta terça (27).

Com 621 votos, Dino vai compor uma lista tríplice ao lado dos subprocura­doresgerai­s Raquel Dodge, que teve 587 votos, e Mario Bonsaglia, que recebeu 564 votos.

Oito candidatos concorrera­m. Dino é visto como o nome mais próximo do atual procurador-geral, Rodrigo Janot, cujo mandato termina em 17 de setembro. Ele foi o mais votado pelos colegas no mesmo dia em que o presidente Michel Temer atacou Janot por ter sido denunciado ao Supremo Tribunal Federal.

A lista tríplice, organizada pela ANPR (Associação Nacional dos Procurador­es da República), será entregue a Temer, a quem compete escolher o novo procurador-geral. Pela Constituiç­ão, Temer pode indicar qualquer membro da carreira com mais de 35 anos de idade. Porém, desde 2003, o presidente da República escolhe o mais votado.

Segundo a ANPR, 1.108 pro- Ingresso no MPF: 1991 É subprocura­dor-geral da República, vice-procurador­geral eleitoral e professor de direito na UnB. Apontado como o mais próximo de Janot, pediu cassação da chapa Dilma-Temer no TSE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil