Folha de S.Paulo

Avião com cocaína não decolou de fazenda de ministro, diz polícia

-

DO UOL, EM SP - A Polícia Federal em Goiânia informou nesta terça-feira (27) que o GPS da aeronave intercepta­da no domingo pela FAB (Força Aérea Brasileira), com mais de 600 Kg de cocaína, apresentou um plano falso de voo durante a aplicação de medidas de policiamen­to do espaço aéreo. Segundo a PF, o avião decolou da Bolívia, e não de Campo Novo do Parecis (MT).

De acordo com a FAB, o piloto Apoena Índio do Brasil havia informado que a aeronave matrícula PT-IIJ decolara da fazenda Itamarati Norte com destino a Santo Antônio do Leverger (MT). A fazenda pertence à família do ministro da Agricultur­a Blairo Maggi.

“O GPS da aeronave indicou que ela efetivamen­te partiu da Bolívia. As investigaç­ões continuam no sentido de localizar e ser ouvido o proprietár­io da aeronave e demais pessoas envolvidas”, disse a PF em Goiás, por nota.

Segundo a Polícia Federal, tanto o piloto quanto o copiloto, presos na noite de segunda-feira (26), disseram em depoimento que elaboraram um plano falso de voo “para ludibriar a fiscalizaç­ão, em caso de alguma parada”. Ainda segundo a PF, há indícios de que a droga tenha sido embarcada na Bolívia.

Tanto a origem da aeronave quanto a propriedad­e real da droga são alvo do inquérito.

O ministro sempre negou ter conhecimen­to do caso.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil