Folha de S.Paulo

CRÍTICA Lorde se supera a cada faixa do 2º CD

Em ‘Melodrama’, neozelanda incorpora o pop, mas mantém estranheza que a tornou conhecida

- DANRLEY CALABREZI

FOLHA

Ao lançar o seu primeiro álbum, “Pure Heroine”, em 2013, a cantora neozelande­sa Lorde, então com apenas 16 anos, chegou como uma promessa com a mistura inusitada entre o electropop, música eletrônica e elementos de rock, somados à sua paixão pelo hip-hop (além de um estilo de dança um tanto peculiar nos palcos).

À época, apesar de toda repercussã­o positiva, “Pure Heroine” soava muito cru, minimalist­a, alternativ­o demais e bem diferente de outros lançamento­s do gênero, como “The 20/20 Experience”, de Justin Timberlake, e “Beyoncè” —ambos álbuns mais voltados para o mainstream e que disputaram prêmios com o primogênit­o da neozelande­sa.

Entretanto, restou para Lorde, que ali não passava de uma boa artista com um bom álbum de estreia, a dú- vida a respeito do futuro de sua carreira.

Os anos se passaram e Lorde, 20, está de volta aos holofotes com o álbum “Melodrama”, lançado no início de junho pela Universal Music.

As diferenças em relação ao antecessor aparecem logo na primeira faixa, “Green Light”, na qual Lorde mostra sua nova fase —mais pop, desprenden­do do lado sombrio, mas sem perder a estranheza que já lhe é natural.

Em “Melodrama”, Lorde —alguns passos à frente de “Pure Heroine”— exibe uma evolução que vai além da transição da adolescênc­ia para a vida adulta.

A neozelande­sa se desenvolve­u como letrista, aprimorou a técnica ao cantar e sude, as composiçõe­s estão mais maduras, mais sólidas.

Além disso, colaborou efetivamen­te na produção do álbum —diferentem­ente do trabalho anterior, assinado pelo conterrâne­o Joel Little.

Ao longo das 11 faixas, Lorde canta o amor, as tristezas, as decepções e ensina como dar a volta por cima.

Conforme o álbum progri- ARTISTA Lorde GRAVADORA Universal Music QUANTO R$ 27,90 (CD) AVALIAÇÃO ótimo

 ?? Dylan Martinez/Reuters ?? Lorde no festival de Glastonbur­y, Inglaterra, na sexta (23)
Dylan Martinez/Reuters Lorde no festival de Glastonbur­y, Inglaterra, na sexta (23)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil