Folha de S.Paulo

Grandes marcas não sabem aproveitar celular

- NATÁLIA PORTINARI

Maioria das empresas não tem site adequado para atender o consumidor no smartphone

A grande maioria das principais marcas do país não está totalmente adaptada aos celulares e está perdendo negócios por causa disso.

A conclusão é de estudo da consultori­a Pontomobi, que analisou a presença na internet das maiores anunciante­s no país. Das 235 maiores marcas brasileira­s (a maioria é do varejo e da indústria), só 18% estão plenamente adaptadas para celulares, e 34% ainda podem ser considerad­as iniciantes nesse meio.

Os critérios usados foram a qualidade do site da marca no celular, se há um aplicativo disponível, a presença em programas de mensagens e, por fim, se o conteúdo em redes sociais é adaptado para ser visto em smartphone­s. Bons sites têm botões do tamanho correto para clicar e podem ser vistos na vertical.

O uso de celular para acessar a internet ultrapasso­u o desktop em 2016, no Brasil e no mundo. Desde 2015, a maior parte das buscas feitas no Google vem de smartphone­s.

“As empresas acabam perdendo negócios por causa dessa demora em se adaptar aos novos meios e investem menos do que poderiam”, afirma Renato Virgili, diretor da consultori­a.

Houve avanço nessa adaptação em relação à primeira pesquisa da Pontomobi, em 2014. Na época, 32,4% das marcas não faziam uso de nenhuma ferramenta para celular. Hoje, esse número caiu

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil