Folha de S.Paulo

MÁFIA DAS PRÓTESES

-

A nova diretoria da Abraidi —associação de distribuid­oras de implantes que é acusada de formação de cartel— terá como missão melhorar sua imagem, afirma o novo presidente, Sérgio da Rocha.

Na semana passada, foi instaurado processo contra a entidade no Cade (de defesa econômica). A investigaç­ão começou em 2015, após a denúncia da “máfia das próteses”.

“Não tivemos acesso ao teor completo. Por enquanto, a acusação não é clara. Formação de cartel em que sentido? [O Cade] diz que empresas fizeram isso. Não posso falar em nome delas. Como entidade, não temos como fazer esse tipo de conluio”, diz Rocha.

A nova composição da associação exclui o diretor Marcos Tadeu Machado, uma das 80 pessoas físicas processada­s. Também são acusadas 46 companhias —13 delas, associadas à Abraidi.

A investigaç­ão se baseou em documentos coletados nas sedes de empresas e da entidade e no acordo de leniência firmado entre uma das acusadas, a Medtronic, e o Ministério Público Federal.

Selo... O Ministério da Transparên­cia teve 375 empresas inscritas para tirar o selo Pró-Ética de 2017. O número é quase o dobro dos interessad­os no ano passado.

...transparen­te Entre elas, 171 cumpriram os requisitos, que incluem certificad­os de regularida­de fiscal e trabalhist­a. A pasta avalia incluir o selo como diferencia­l em licitações.

Melhor... Apesar do mercado promissor de produtos para idosos no Brasil, os investimen­tos da Johnson & Johnson em inovação ainda priorizam linhas para bebês e beleza.

...idade A empresa no Brasil, que tem um dos cinco centros de pesquisa no mundo, tem feito parceria com startups para inovações, diz a vicepresid­ente Fabiana Gargaro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil