Folha de S.Paulo

Aluguel residencia­l que vence em julho pode ficar mais barato

Indicador usado para reajustar contratos tem deflação em 12 meses

-

Os contratos de aluguel residencia­l que fazem aniversári­o em julho poderão ter redução de valor, em vez de alta, segundo o Secovi-SP (sindicato do setor imobiliári­o).

Isso ocorre porque o IGP-M (Índice Geral de Preços-Mercado), indicador de inflação usado para reajustar a maioria dos contratos de aluguel, fechou os 12 meses até junho em queda de 0,78%. No mês, a deflação foi de 0,67%.

Cerca de 90% dos contratos residencia­is não especifica­m que o reajuste para inflação ocorrerá apenas se ela for positiva, afirma Mark Turnbull, diretor de Locação do Secovi-SP. Por isso, o reajuste pode ser para reduzir o valor da despesa mensal.

“O proprietár­io é obrigado a reduzir o aluguel. É uma questão de isonomia”, afirma o diretor do Secovi.

Se o valor de um aluguel é de R$ 1.000 por mês, com a redução de 0,78%, ele passaria a ser de R$ 992,20. NEGOCIAÇÃO No entanto, Turnbull sugere que haja negociação entre inquilino e proprietár­io.

De julho de 2015 a dezembro de 2016, os novos contratos de aluguel reduziram de preço, segundo o Secovi-SP.

Isso serviu de motivo para que moradores antigos de imóveis pedissem que não fosse aplicado o reajuste anual de inflação sobre o valor pago mensalment­e. O mesmo ocorreu com contratos vencidos, que poderiam ter aumento de preço na renovação.

“Se no último ano o proprietár­io não aplicou o reajuste, neste ano o inquilino pode manter o mesmo preço”, sugere Turnbull.

É a primeira vez desde janeiro de 2010 que o IGP-M fica negativo. Foram sete meses seguidos de deflação do indicador do aluguel entre 2009 e 2010. Na época, a redução de preços era reflexo da crise econômica mundial.

O IGP-M é composto por três segmentos: preços ao produtor e preços ao consumidor, que tiveram queda. Já os preços da construção civil, terceiro componente do indicador, registrara­m alta com custos com mão de obra.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil