Folha de S.Paulo

Segundo a investigaç­ão, os militares ofereciam uma série de “serviços aos trafi-

-

Ao menos 62 policiais militares foram presos nesta quinta-feira (29) numa ação para desarticul­ar um esquema de corrupção em São Gonçalo, cidade na região metropolit­ana do Rio. A operação, iniciada após delação premiada (leia texto ao lado), deteve ainda 22 traficante­s e mais dois “recolhedor­es de propinas”.

No total, foram 184 mandados de prisão preventiva expedidos, com 96 PMs indiciados. Entre eles, a maioria era de sargentos e cabos. A patente mais alta entre os detidos é a de um subtenente.

Com 800 homens, o 7º Batalhão da PM, único do município, foi o principal alvo da apuração.

Segundo os investigad­ores, o esquema envolvia o pagamento de propina por traficante­s de 50 comunidade­s da cidade e rendia cerca de R$ 1 milhão por mês aos policiais. “É um dia triste, mas necessário”, disse o secretário de Segurança Roberto Sá.

Os policiais presos vão responder por organizaçã­o criminosa e corrupção passiva. O ESQUEMA cantes”, que incluíam de aluguel de fuzis até a escolta dos criminosos nos deslocamen­tos de uma comunidade para a outra da cidade.

Agentes envolvidos na operação afirmam que o pagamento de propinas era feito até mesmo dentro do batalhão da polícia.

Carros oficiais eram usados para recolher a propina nas bocas de fumo.

De acordo com a Polícia Civil, os PMs também sequestrav­am traficante­s. Caso o resgate, que chegava a R$ 5.000, não fosse pago, os policiais levavam os “reféns”

 ?? Erbs Jr./Folhapress ?? Policiais participam de operação que prendeu dezenas de PMs em São Gonçalo sob suspeita de elo com o tráfico
Erbs Jr./Folhapress Policiais participam de operação que prendeu dezenas de PMs em São Gonçalo sob suspeita de elo com o tráfico

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil