Folha de S.Paulo

Apoio da Corregedor­ia da PM e do Gaeco (grupo de Combate ao crime organizado).

-

presos para a delegacia.

Os policiais foram flagrados ainda “assaltando” um ponto de venda de drogas na cidade. Segundo o inquérito, os PMs assumiram o comando do ponto e negociavam os produtos ilícitos por preços menores com os usuários.

O objetivo seria fazer dinheiro rápido.

A operação, batizada de Calabar, é uma das maiores já realizadas envolvendo casos de corrupção entre PMs e traficante­s. A investigaç­ão teve início em 2016 na Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo e contou com o COMANDANTE Com 1 milhão de habitantes, São Gonçalo é hoje um dos municípios mais violentos do Estado do Rio —tem 30 homicídios para cada 100 mil habitantes, três vezes superior ao índice considerad­o como epidemia pela OMS (Organizaçã­o Mundial da Saúde).

Há seis anos, o batalhão da cidade foi cenário de outro crime com envolvimen­to de policiais, o assassinat­o da juíza Patrícia Acioli, em 2011.

Em 2014, o tenente-coronel Cláudio Luiz Silva Oliveira, ex-comandante da unidade, foi condenado a 36 anos de prisão em regime fechado pela morte dela.

A juíza atuava contra grupos de extermínio formados por policiais militares do batalhão comandado por Oliveira, que era acusado de ser o mentor de seu assassinat­o.

Ele foi considerad­o culpado por homicídio triplament­e qualificad­o (por motivo torpe, mediante emboscada e com o objetivo de assegurar a impunidade) e por formação de quadrilha armada.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil