Folha de S.Paulo

Psicanalis­ta, estudou o autismo em crianças

- ARLETTE ALEGRA SIMHON LEVY - Domingo (2), às 11h, set. B, quad. 12, sep. 28. SILVANA RABELLO (1960-2017) THIAGO AMÂNCIO Neste domingo (2), às 11h, set. R, quad. 412, sep. 6. Neste domingo (2), ao meio-dia, set. M, quad. 244, sep. 63. HINDA ROMESZ - Neste

Toda vez que o grupo de amigos de Silvana Rabello marcava algum programa, a psicóloga dava um jeito de levar a turma para sua casa. Seu programa preferido era receber os amigos. “Chega aí”, era seu bordão, conta a amiga Silvia Meirelles, e ela fazia de tudo para deixar os convidados confortáve­is.

A preocupaçã­o com o bemestar alheio ia muito além da vida pessoal: Silvana foi uma das coordenado­ras da Rede Sampa, programa da Prefeitura de SP de atenção à saúde mental, e professora de psicologia da PUC de São Paulo.

Sua pesquisa em torno da linguagem foi fundamenta­l para entender o autismo em crianças e adolescent­es, lembra a amiga Adela Stoppel, que dividiu com ela um consultóri­o de psicanális­e.

“Teve um trabalho importante não só com as crianças ou com as mães, mas também com os médicos, para ensinálos a importânci­a de tratar, além do corpo do bebê, sua saúde mental”, diz a colega.

Apaixonada por música, costumava organizar saraus em casa para receber os amigos e frequentav­a a Sala São Paulo, espaço de música clássica da capital paulista. O piano foi um dos refúgios que encontrou para ajudá-la na luta contra o câncer, diagnostic­ado há dois anos.

No hospital, pediu que uma amiga violonista tocasse “Gabriela”, de Tom Jobim. Mas não teve tempo de ouvir. Morreu no último dia 24, depois de cinco dias em coma, deixando a mãe, irmão, sobrinho e incontávei­s amigos.

“Gabriela” será tocada na missa de sétimo dia de Silvana, que acontecerá nesta segunda (3), às 19h30, na capela da PUC, em SP. coluna.obituario@grupofolha.com.br

Neste domingo (2), às 11h30, set. R, quad. 411, sep. 38.

VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: prefeitura.sp.gov.br/ cidade/secretaria­s/obras/ servico_funerario/

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento.

Neste domingo (2), às 12h30, set. M, quad. 247, sep. 28.

ANÚNCIO PAGO NA FOLHA: tel. (11) 3224-4000

Segunda à sexta, das 8h às 20h Sábados e domingos, das 10h às 17h.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil