Folha de S.Paulo

Final na Rússia opõe futuro da Alemanha e melhor Chile da história

- FÁBIO ALEIXO

COPA DAS CONFEDERAÇ­ÕES

FOLHA, Com time de jogadores novatos, alemães enfrentam chilenos na decisão do título, neste domingo (2), em São Petersburg­o

Atual campeã mundial, a Alemanha põe à prova neste domingo (2), na final da Copa das Confederaç­ões da Rússia, a continuida­de de seu legado.

Pela frente, o time de Joachim Löw, recheado de jovens talentos, terá o Chile, bicampeão da Copa América levando a campo a melhor geração de sua história.

A decisão do título do torneio preparatór­io para a Copa do Mundo do ano que vem será às 15h, na Arena Zenit, em São Petersburg­o.

De olho na renovação do grupo campeão da Copa no Brasil, em 2014, Löw poupou os principais jogadores alemães e levou à Rússia uma equipe jovem, com média de idade de 23,9 anos e ninguém acima dos 30. A maioria jamais havia disputado um torneio pela seleção principal.

O Chile, por outro lado, tenta se firmar no nível mais alto do futebol mundial, após dois títulos continenta­is.

Até triunfar na Copa América de 2015, a seleção jamais havia vencido um torneio em suahistóri­a,iniciadaem­1910.

No último Mundial, os chilenos pararam nas oitavas de final, sendo eliminados pelo Brasil nos pênaltis.

A geração dourada dos sulamerica­nos se personific­a no atacanteAl­exisSánche­z,maior artilheiro da história da seleção do Chile, com 38 gols.

Na Rússia, o técnico Juan Antonio Pizzi conta com força total e um time rodado, com média de idade de 28,6 anos.

“Queremos tratar de deixar um legado e que surjam jogadores novos com essa mentalidad­e de querer mais e romper a barreira do medo, que perdemos há muito tempo”, disse o goleiro Claudio Bravo, 34, o mais experiente titular.

Para conseguir erguer o primeiro troféu interconti­nental do Chile, Bravo terá de parar o ataque alemão, melhor do torneio até agora, com 11 gols, e que conta com os dois líderes da tabela de artilharia: Leon Goretzka e Timo Werner, com três gols cada.

Werner, 21, é a aposta para suceder Miroslav Klose, maior goleador da história das Copas, com 16 gols, que deixou a seleção em 2014.

Mario Gómez, 31, titular na Eurocopa, não é unanimidad­e. Thomas Müller, 27, chega bemaoataqu­e,masnãoécen­troavante de ofício.

“Estou aprendendo a como me comportar em um grande torneio”, disse Werner, que tem Klose a seu redor na Rússia. O ex-jogador é um dos assistente­s técnicos de Löw. NA TV Chile x Alemanha 15h, Band e SporTV

 ?? John Sibley/Reuters ?? O chileno Aránguiz (esq.) e o alemão Draxler disputam bola em partida da fase de grupos
John Sibley/Reuters O chileno Aránguiz (esq.) e o alemão Draxler disputam bola em partida da fase de grupos
 ??  ?? Seleção italiana faz saudação do regime fascista antes de enfrentar os franceses
Seleção italiana faz saudação do regime fascista antes de enfrentar os franceses

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil