Folha de S.Paulo

Candidatos cometem gafes em série e têm de pedir desculpas

-

DA ENVIADA A SANTIAGO

Os últimos dias de campanha foram marcados por declaraçõe­s infelizes dos principais candidatos que almejam a Presidênci­a chilena.

Todas foram seguidas por pedidos de desculpas.

O ex-presidente Sebastián Piñera inspirou o hashtag #PiñeraMach­ista depois de propor, num ato em Linares, um “jogo”.

“Quero sugerir uma brincadeir­a muito divertida. Todas as mulheres se jogam no chão e se fazem de mortas. Depois, os homens nos jogamos em cima e nos fazemos de vivos.”

As mensagens de repúdio logo salpicaram nas redes e nos meios.

A presidente Michelle Bachelet criticou a “piada”: “Um estupro é a maior expressão de violência contra as mulheres. Brincar com isso é desprezar a todas nós e é inaceitáve­l”.

Piñera se retratou na sequência: “Me desculpo pela piada de mau gosto que não afeta meu respeito pelas mulheres”. ALLENDE TOTALITÁRI­O No sábado (1), foi a vez de a candidata esquerdist­a Beatriz Sánchez dar uma “bola fora”.

A postulante da Frente Ampla, ao ser perguntada se era possível comparar seu plano de governo com o do ex-presidente socialista Salvador Allende, derrubado por um golpe militar em 1973, disse que: “eu prefiro um Estado que não seja totalitári­o e sim um Estado robusto, que possa empreender e mover a economia”.

Criticar o líder máximo da esquerda chilena caiu mal entre seus apoiadores. No próprio sábado, Sánchez se retratou:

“Compartilh­o o sonho de Allende de Justiça com democracia e liberdade, longe do totalitari­smo. Allende é inspiração para nossos desafios”, declarou. POUCO DEMOCRÁTIC­O Já o candidato governista, Alejandro Guillier, foi acusado por seus opositores de ser antidemocr­ático por desestimul­ar que os chilenos saíssem para votar neste domingo (2).

Isso pelo fato de Guillier não ter tido de disputar a primária, pois foi o único escolhido para representa­r sua aliança política.

“Eu diria que não saiam a votar, que preparem o churrasco e vejam o jogo [o Chile disputou a final da Copa das Confederaç­ões, na Rússia, e foi derrotado pela Alemanha por 1 a 0]. Depois façam uma boa sesta. Guardem o voto para depois”, declarou, referindo-se às eleições presidenci­ais, em novembro.

No domingo (2), o candidato também acabou pedindo desculpas pelo seu comentário. (SC)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil