Folha de S.Paulo

Ex-premiê de Israel sai da prisão após 1 ano e 4 meses

Condenado por corrupção e obstrução da Justiça, Ehud Olmert está em condiciona­l

-

O ex-primeiro-ministro israelense Ehud Olmert, 71, deixou neste domingo (2) a prisão em Ramle, próximo de Tel Aviv, depois de cumprir pena de um ano e quatro meses. Ele teve a liberdade condiciona­l concedida antes de completar a sentença de 27 meses por corrupção.

O porta-voz do Serviço Penitenciá­rio, Assaf Librati, disse que Olmert foi levado pelo serviço de segurança de Israel para sua casa depois de deixar a prisão.

Nos próximos meses, o expremiê deve fazer trabalho voluntário, se apresentar a polícia duas vezes ao mês e seguirá impedido de deixar o país, assim como conceder entrevista­s.

O ex-primeiro ministro ainda está proibido de se candidatar a cargos públicos por sete anos.

Olmert foi condenado em 2014 por ter aceitado o pagamento de suborno para promover um projeto imobiliári­o e por obstrução da Justiça, ainda quando era prefeito de Jerusalém.

Em setembro de 2008, Olmert deixou o cargo de primeiro-ministro e, nas eleições de fevereiro de 2009, foi substituíd­o pelo atual premiê, Binyamin Netanyahu. TRAJETÓRIA Olmert teve papel de liderança na retirada de Israel da Faixa de Gaza em 2005 e nas negociaçõe­s de paz com os palestinos, oferecendo a saída israelense de grande parte da Cisjordâni­a ocupada.

Ele se tornou primeiro-ministro em janeiro de 2006, depois que o então premiê, Ariel Sharon (1928-2014), sofreu um acidente vascular cerebral. Olmert também travou guerra contra militantes no Líbano, em 2006, e na faixa de Gaza, em 2008.

No mês passado, Olmert precisou receber tratamento em um hospital por apresentar dores no peito, mas os médicos descartara­m um ataque cardíaco.

 ?? Ismail Zitouny/Reuters ?? » TRAGÉDIA Equipes de resgate da Líbia se preparam para retirar do mar o corpo de um migrante que tentou fazer travessia rumo à Europa, na costa de Tajoura, leste do país FRANÇA
Ismail Zitouny/Reuters » TRAGÉDIA Equipes de resgate da Líbia se preparam para retirar do mar o corpo de um migrante que tentou fazer travessia rumo à Europa, na costa de Tajoura, leste do país FRANÇA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil