Folha de S.Paulo

Antonio Claudio Mariz de Oliveira, advogado de Temer,

-

O deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ) foi escolhido nesta terça-feira (4) para ser o relator da denúncia da PGR (Procurador­ia-Geral da República) contra Michel Temer na CCJ (Comissão de Constituiç­ão e Justiça) da Câmara.

Apesar de o parlamenta­r ser do mesmo partido do presidente da República, integrante­s do Palácio do Planalto preferiam outros nomes e afirmaram, nos bastidores, não ter visto com bons olhos a escolha.

A decisão foi do presidente da comissão, Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), que, apesar de também ser da sigla de Temer, tem nos últimos meses agindo em uma linha de independên­cia.

A sessão da CCJ desta terça foi tomada por discursos a favor e contra Temer e críticas da tropa de choque do presidente à PGR e aos irmãos Batista, da JBS.

Deputados da oposição afirmam que Zveiter tem indicado intenção de agir de forma descolada do Palácio do Planalto. Por outro lado, integrante­s da base governista dizem que o parlamenta­r não criará “problemas” para Temer.

O Planalto queria emplacar na relatoria Jones Martins ou Alceu Moreira, ambos do PMDB do Rio Grande do Sul.

A leitura dos aliados de Temer é pessimista. Assessores do presidente tratam Zveiter como uma incógnita e dizem que ele não é alinhado com o governo. Um auxiliar do presidente afirmou sob reserva que, apesar de o deputado ser do PMDB, ele não é da ala de Temer e nunca foi da “cozinha” do Planalto.

“Tenho total independên­cia e tranquilid­ade e me considero, por ser advogado, por ter presidido a OAB duas vezes no Estado do Rio de Janeiro, com capacidade de estudar esta matéria”, disse Zveiter após a confirmaçã­o de seu Procurador­ia-geral da República denuncia Temer por corrupção passiva 29.jun Câmara dos Deputados recebe a acusação Denúncia é lida no plenário da Câmara Temer é notificado para apresentar sua defesa CCJ (Comissão de Constituiç­ão e Justiça) recebe a peça 4.jul Sergio Zveiter (PMDB-RJ) é escolhido relator

> > > >

PRÓXIMOS PASSOS 1 CCJ ATÉ 10 SESSÕES Prazo para Temer apresentar defesa (apresentaç­ão está prevista para esta quarta 5.jul) ATÉ 5 SESSÕES Para a produção de um parecer pela comissão, que tem 66 integrante­s. O texto é votado pelo grupo PARECER DA CCJ FAVORÁVEL À DENÚNCIA Ao menos 342 (de 513) deputados precisam APROVAR o parecer para que o STF seja autorizado a analisar a acusação nome como relator.

“Meu compromiss­o é com o Brasil, é com a Câmara dos Deputados, com nosso Poder, que é um poder autônomo e independen­te e tem que desempenha­r um papel que seja compatível com o que a sociedade, os senhores da im- PARECER DA CCJ CONTRÁRIO À DENÚNCIA Ao menos 342 (de 513) deputados precisam REJEITAR o parecer para que o STF seja autorizado a analisar a acusação prensa e as partes envolvidas esperam que um relator possa, neste momento, ter”, afirmou o deputado, negando temer pressão. PRAZOS RESULTADO Independen­te do parecer da CCJ, o caso vai a plenário ANGELA BOLDRINI)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil