Folha de S.Paulo

Nações árabes mantêm boicote a Qatar

-

ainda d e f e nde a lib e rdade no O ri e nt eM édio éaAlJa zee ra . Se ad estruíre m,t o da a imprensa se rág overnament­al. Esses países argumentam que a Al Jazeera alimenta a insatisfaç­ão popular. Se o canal sumir, o que acontece?

Se aAlJa zee ra f echar, iss o significa qu eoej v ns n o Cairo ee m Amã e no resto da r egião estarão satisf e it o s c o m seus regimes autoritári­os?N ã o.H a - verá uma nova onda de protestos e violência. Como esse canal ganhou tamanha importânci­a?

Quand oe ntr e i, e rach o cant e v e r o slíd e r e sárab e sd eo p osição , qu e nunca eram vistos publicamen­te, falando ao vivo naT V.O uvíamo st odos o slado s,c om oo s israelense­s ou Osama bin Laden, proibidos de falar em outros canais.

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

ministro saudita das eO R laçõ e s Ext e ri o r e s, Ad e l al-Jubeir, afirmo un esta quarta (5 ) qu e Arábia Saudita, Emirados Árabes, Egit oe Bahrein manterão boicote a oQ atar.

Antes, oQ atar voltara a classifica­r de “irrealista” a lista de reivindica­ções apresentad­a pelos paíse svi zinhos para acabar com a crise diplomátic­a no golfo Pérsico.

“[A lista] não trata de terrorismo , mas d e acabar co m a lib erdade de expressão”, diss eo chancele rd oQ atar, Mohammed bin Abdulrahma­n.

N at erça (4), oQ atar responde ud e forma negativa às exigências em uma mensagem enviada a oK uait, país que atua como mediador na crise.

Nesta quarta, representa­ntes da Arábia Saudita e de seus aliado sse reuniram no Cairo para decidir os próximos passos e mr elação aD oha.

“[ Ar esposta] reflete a falta de compreensã­o da gravidade da situação”, diss eo ministr oe gípcio das Relações Exteriores, Sameh Chukri.

Em junho, os quatro aliados árabes apresentar­am uma lista d ee xigências ao romperam relações diplomátic­as com oQ atar, acusand oo país de financiar o terrorismo.

Dentr eo sp edidos estã oo fim das relações com oI rã, fechar a rede de TV Al Jazeera e uma base militar que a Turquia mantém no país.

OQ atar, que nega as acusaçõe sd e apoio ao terrorismo ,p ediu diálogo para resolver a crise.

“O país está dispostoa iniciar um processo de negociaçõe­s para garantir a sua soberania”, disse Abdulrahma­n.

Saif al-Thani, portavoz de Doha, já dissera que a lista “não cumpre critério sd e razoabilid­ade e factibilid­ade”.

O pequeno país d oGol fo é o maio rpr oduto rde gás natural do mundo. Além disso, abriga a maior base militar americanan oO rient eM édio.

Analistas veem o boicote como tentativa de barrar a crescente autonomia d oQ atar e reinseri-lo na esfe rad e influência saudita e m um m oment oe mqu eoI rã se proje tanar egião.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil