Folha de S.Paulo

Biografia conta como Serginho superou origem humilde para triunfar no vôlei

- NAIEF HADDAD

“Chegou um magrelo, perninhas finas, shortinho, camisetinh­a branca. Não tinha a menor postura de jogador. Eu me perguntei: ‘Será que isso joga, meu Deus?’. Mas como era a última seletiva e não tinha ninguém para jogar, eu o vi bater bola e falei: ‘Acho que pode dar certo.’”

São as impressões da professora Sílvia Souza Lima registrada­s no recém-lançado “Degrau por Degrau - A Trajetória de Serginho, de Pirituba ao Olimpo”, livro de autoria de Daniel Bortoletto, jornalista do diário “Lance!”.

Sílvia foi a responsáve­l por dar a primeira chance no vôlei a Sergio Dutra Santos, 41, o Serginho, maior medalhista em esportes coletivos da história olímpica do Brasil, com dois ouros e duas pratas.

Um dos méritos do livro, é narrar com clareza e fluência os sacrifício­s de Serginho antes de se tornar um atleta.

Nascido em Diamante do Norte (PR), ele se mudou com a família para São Paulo quando tinha só nove meses.

Na adolescênc­ia em uma área carente do bairro de Pirituba, na zona norte paulistana, ele trabalhou como empacotado­r e vendedor ambulante, entre outro bicos.

Outro trunfo é a descrição de fatos memoráveis. Em detalhes, o autor mostra como uma fala de Serginho antes do jogo contra a França, na Rio-2016, foi determinan­te para a conquista do título.

O líbero lançou mão de uma imagem forte, uma UTI, para lembrar os problemas pulmonares que seu segundo filho, Matheus, havia tido logo após o nascimento. Também recorreu a UTI como símbolo do fim que estava próximo —uma derrota para a França eliminaria a seleção. Há, contudo, problemas. O autor reitera conceitos genéricos, como garra e resistênci­a, mas pouco explora aspectos técnicos. Quais métodos de treino levaram Serginho a lapidar o passe a ponto de se tornar o melhor líbero da história? Além disso, aborda conflitos que tumultuara­m a seleção, como a saída do levantador Ricardinho, mas não entra detalhes, como seria esperado. AUTOR Daniel Bortoletto EDITORA Planeta (254 págs.) QUANTO R$ 36,90 CLASSIFICA­ÇÃO bom

 ?? Zanone Fraissat/Folhapress ?? Serginho na quadra do Corinthian­s/Guarulhos, sua equipe
Zanone Fraissat/Folhapress Serginho na quadra do Corinthian­s/Guarulhos, sua equipe

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil