Folha de S.Paulo

Bem-humorada, animação nacional ‘Pequeno Colombo’ supera a média

- MARINA GALEANO

de situações e personagen­s), há espaço para sutilezas saídas de sei lá onde, seja num breve e improvisad­o teatro com marionetes, na maneira de mostrar o suicídio de um jovem homossexua­l ou na belíssima sequência final.

Jodorowsky atinge tanto o sublime quanto o infame, e por vezes chega perto da abjeção. Mas é muito melhor estar nessa gangorra do que dentro do calculado cinema de fórmulas que domina o circuito comercial.

FOLHA

Em meio a gigantes americanos das férias de julho como “Meu Malvado Favorito 3” e “Carros 3”, uma animação brasileira tenta cavar seu espaço nas bilheteria­s.

Dirigida por Rodrigo Gava, “As Aventuras do Pequeno Colombo” começou a ser produzida em 2009 e foi finalizada em 2014. O resultado de desse longo trabalho pode ser conferido nas telonas a partir desta quinta-feira (6).

Cris, apelido de um tal Cristóvão Colombo, é um menino destemido que embarca numa jornada marítima em busca da lendária ilha de HyBrazil, para tentar salvar seu pai, Domenico Colombo, da falência. Durante a viagem, a versão em miniatura do grande navegador se depara com criaturas fantástica­s, cavaleiros templários, piratas e até a grande fera dos oceanos.

Mas ele não está sozinho. Para enfrentar todos os perigos e descoberta­s, Colombo tem a companhia de Leo e Lisa, amigos fiéis e também figuras conhecidas dos espectador­es: Leonardo da Vinci e Mona Lisa. Entre ficção, mitologia e pinceladas históricas, desenrola-se a trama dessa turma improvável, porém simpática e divertida.

Os traços chapados e simples deixam o desenho com cara de “feito à mão”, mas o jogo de sombra e luzes e o uso de recursos digitais dão ares mais moderninho­s à produção.

Apesar da previsibil­idade do roteiro, “As Aventuras do Pequeno Colombo” fica acima da média ao contar uma história com ingredient­es históricos de um jeito descomprom­etido e bem-humorado.

 ?? Pascale Montandon/Divulgação ?? Cena de ‘Poesia sem Fim’, de Alejandro Jodorowsky
Pascale Montandon/Divulgação Cena de ‘Poesia sem Fim’, de Alejandro Jodorowsky

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil