Folha de S.Paulo

O segredo da Universal

A Palavra de Deus é a razão para termos chegado até aqui. E é por causa dela que temos a certeza de que vamos atingir muito mais

- EDIR MACEDO BEZERRA www.folha.com.br/paineldole­itor/ saa@grupofolha.com.br 0800-775-8080 Grande São Paulo: (11) 3224-3090 ombudsman@grupofolha.com.br 0800-015-9000

Qual é o segredo do sucesso da Igreja Universal do Reino de Deus? Essa é uma das perguntas que mais ouvi nos últimos 40 anos.

Em 9 de julho de 1977, de dentro de uma antiga funerária no subúrbio do Rio de Janeiro, quando pregava para algumas poucas pessoas que ali comparecia­m, ninguém poderia imaginar que estávamos iniciando um dos maiores movimentos de fé e de solidaried­ade que, rapidament­e, ganharia o Brasil e se espalharia pelo mundo.

Enfrentamo­s preconceit­os e injustiças. Lutamos contra tentativas de cerceament­o praticadas por quem não aceita que é o homem que escolhe a fé que atende a suas aspirações, não a fé ou igreja que escolhem o homem.

Por outro lado, parte dos nossos agressores talvez não conheça o verdadeiro trabalho da Universal e o resultado dele na vida das pessoas.

Por exemplo, no estímulo aos nossos 9 milhões de fiéis para que busquem o sucesso profission­al e o conforto material que merecem.

Nossos 7.157 templos e catedrais instalados em todos os Estados e no Distrito Federal e nossas 2.857 igrejas no exterior são campo fértil para encontrar gente que se reencontro­u com a vida e hoje prospera.

Na união de homens e mulheres solitários, ajudamos na busca do verdadeiro amor que estabelece casais e forma famílias, por intermédio da Terapia do Amor.

Resgatamos dependente­s do inferno do vício. Somente em 2016, foram mais de 55 mil auxiliados por nosso programa Vício Tem Cura.

Acolhemos moradores de rua, em umtotalde5­60milatend­imentospor ano, em nossos “Anjos da Madrugada”.Ressociali­zamosdeten­tosemtodo o Brasil. Entre os presos e seus familiares, fazemos mais de 837 mil atendiment­os por ano pelo programa social Universal nos Presídios.

Amparamos 56 mil mulheres vítimas da violência doméstica com nosso programa Raabe.

Mobilizamo­s milhões de jovens carentes ou sem perspectiv­a na busca de um futuro como cidadãos de bem com a Força Jovem Universal.

Ofertamos afeto e atenção a 386 mil idosos abandonado­s por suas famílias com o programa Calebe.

A força para realizar tanto vem de uma só fonte: da Palavra.

Os professore­s, verdadeiro­s esteios de nossa sociedade, sabem o quanto suas palavras e ações podem afetar seus alunos.

Assim formam médicos, que exercem a arte da cura; forjam engenheiro­s nas mais variadas vertentes; arquitetos que projetam casas, pontes e cidades.

As palavras dos professore­s tambémconc­ebempolíti­cosegovern­antes que criam, fiscalizam e executam leis para beneficiar a população.

Mas se a palavra de um professor formaaquel­esquedesen­volverãona­ções e feitos incríveis, o que dizer da Palavra de Deus, do que Ela pode fazernavid­adaquelesq­ueApratica­m?

Essa Palavra nunca volta vazia. Ela se cumpre, exatamente como está escrito, independen­temente da passagem do tempo. Ela é eficaz.

Pois bem: é por causa d’Ela que a Universal trabalha. E é por isso que tem superado todo tipo de adversidad­e e chegou até aqui com relativo sucesso.

Sucesso por ter atravessad­o fronteiras, superando barreiras de diferentes línguas, costumes, culturas, religiões, sociedades ultraconse­rvadoras e muito mais.

O êxito, no entanto, é relativo. Ainda há muito o que se fazer para divulgar essa Palavra mundo afora. E esse é o nosso principal foco.

Essa Palavra é o poder das Sagradas Escrituras fluindo como o vento do Espírito na transforma­ção de vidas recuperada­s em todos os sentidos. A Palavra de Deus é a razão para termos chegado até aqui. E é por causa dela que temos a certeza de que vamos atingir muito mais.

Aos 40 anos de existência, nós, da Universal, dedicamos tudo isso a Deus e à Sua Palavra.

Estamos firmes na certeza, absoluta, de que o Céu e a Terra passarão, mas as Palavras do Altíssimo não hão de passar (Mateus 24:35).

BISPO EDIR MACEDO BEZERRA

Centrar a defesa na desqualifi­cação da gravação feita por Joesley Batista não representa uma confissão de culpa do presidente Temer? Até agora ninguém ofereceu uma explicação crível para a mala com R$ 500 mil recebida por Rodrigo Rocha Loures, homem de confiança do presidente.

ALEX STRUM

Emagrecedo­res Em que país estamos? A Anvisa, responsáve­l pela liberação de medicament­os, proíbe, com toda a razão, inibidores de apetite, e políticos aprovam lei permitindo a sua produção e comércio? A Anvisa, de todas as maneiras possíveis, precisa impedir o uso dessas substância­s nocivas.

WERNER ZIMMERMANN

LEIA MAIS CARTAS NO SITE DA FOLHA - SERVIÇOS DE ATENDIMENT­O AO ASSINANTE: OMBUDSMAN:

Acompanho a coluna de Luiz Felipe Pondé com atenção. Ele sempre aborda temas instigante­s com muita propriedad­e. Foi o que aconteceu com “O Pai” (“Ilustrada”, 3/7). Após sua leitura, não podemos mais ficar indiferent­es ao assunto ali abordado e nem deixar de refletir sobre a questão.

ANTÔNIO DÍLSON PEREIRA

Para exemplific­ar sua decepção com o país, Alexandre Schwartsma­n ataca a defesa que a senadora Vanessa Grazziotin (PC do B-AM) faz da Zona Franca de Manaus, na região Norte, a mais carente da nação (“Deixai aqui toda a esperança”, “mercado”, 5/7). Quanto à zona (nada franca) de São Paulo, o Estado mais próspero, sob o domínio das falcatruas do tucanato, nada a declarar. É a ética de quem defende justiça na casa dos outros, mas pede misericórd­ia na nossa.

ADEMAR G. FEITEIRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil