Folha de S.Paulo

Republican­o fez de Miss Universo ponte com russos

Concurso de beleza, do qual Trump era dono, foi sediado em Moscou em 2013

-

Bilionário escolheu cantor pop russo e pai dele, empresário próximo a Putin, para apresentar evento

Em 2013, Donald Trump se perguntou se o presidente russo, Vladimir Putin, teria um encontro com ele no concurso de Miss Universo ocorreria em Moscou no mesmo ano. “Se sim, será que ele vai virar meu novo melhor amigo?”, Trump escreveu em uma rede social.

Putin não foi, mas o concurso de beleza resultou em uma parceria entre a família Trump e Emin Agalarov, um popstar na Rússia, e seu pai, Aras. Pai e filho formam uma dupla que constrói grandes obras imobiliári­as na Rússia e tem uma relação amigável com o Kremlin.

Rob Goldstone, publicitár­io britânico que trabalha para Emin e ajudou a organizar o Miss Universo em Moscou, disse que foi seu cliente quem pediu que Donald Trump Jr. conversass­e com uma advogada ligada ao Kremlin em junho de 2016 para tratar de assuntos da campanha.

Trump Jr. disse que a advogada prometeu informaçõe­s que prejudicar­iam a candidata democrata Hillary Clinton, mas não entregou na reunião algo que fosse valioso.

Proprietár­io do Miss Universo à época, Trump escolheu os Agalarov para apresentad­ores do concurso de beleza em 2013 e discutiu a possibilid­ade de colaborar com eles na construção de um edifício em Moscou. Ele apareceu em um dos vídeos musicais de Emin, que também contou com concorrent­es no concurso de beleza.

O concurso colocou Trump em contato com pessoas influentes na Rússia. Aras Agalarov disse ao “Washington Post” no ano passado que Putin planejava um encontro com Trump durante a visita do americano a Moscou, mas precisou cancelar.

Em vez disso, disse o empresário, ele e seu filho entregaram a Trump um bilhete amistoso de Putin e um presente: uma caixa russa tradiciona­l. Depois do fim de semana do concurso Miss Universo, Trump pareceu otimista e grato aos Agalarov.

“Tive um ótimo fim de semana com vocês e sua família”, disse Trump. “Vocês fizeram um trabalho fantástico. A próxima coisa será a Trump Tower em Moscou.”

Emin disse à revista “Forbes” em março que os planos de construção do prédio foram interrompi­dos quando Trump se candidatou à Presidênci­a, mas que ele mantém contato com sua família. Ele disse que Trump enviou uma carta manuscrita aos Agalarov após sua vitória.

“Agora que ele se candidatou e foi eleito, ele não se esquece dos amigos”, disse Agalarov à revista.

 ?? Vasily Maximov/AFP ?? Candidata da Rússia durante concurso Miss Universo 2013
Vasily Maximov/AFP Candidata da Rússia durante concurso Miss Universo 2013

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil