Folha de S.Paulo

Líder é alvo de 1º pedido de impeachmen­t

-

DA ASSOCIATED PRESS

Um deputado da Califórnia protocolou nesta quarta-feira (12) o primeiro pedido de impeachmen­t contra o presidente Donald Trump.

O democrata Brad Sherman acusa Trump de obstruir as investigaç­ões sobre a interferên­cia russa na eleição presidenci­al de 2016, em parte pela demissão do diretor do FBI James Comey. Sherman admite que entrar com o pedido “é o primeiro passo de uma longa jornada”.

“Mas, se a incompetên­cia impulsiva continuar, então finalmente —daqui muitos, muitos meses— os republican­os se juntarão ao esforço do impeachmen­t”, afirmou o deputado democrata.

Em uma Câmara com maioria republican­a, o impeachmen­t tem hoje poucas chances de sucesso. Sherman não tem nem sequer o apoio oficial do Partido Democrata.

O pedido deve ser analisado pela Comissão de Justiça da Câmara —formada por 24 republican­os e 17 democratas. Assim, é pouco provável que a ação resulte em um parecer favorável ao impeachmen­t.

Os democratas têm se distanciad­o dos esforços de afastar Trump, por acreditar que isso apenas fortalece os apoiadores do republican­o.

O pedido foi aberto um dia depois que Donald Trump Jr. admitiu ter se encontrado com uma advogada russa durante a campanha do pai à Presidênci­a no ano passado.

Natalia Veselnitsk­aia foi descrita pelo intermediá­rio do encontro como “uma advogada do governo russo”.

Os contatos, descoberto­s no último fim de semana, foram feitos, segundo o próprio Trump Jr., para conseguir informaçõe­s negativas sobre a candidata democrata, Hillary Clinton. Ele também admitiu saber que os dados vinham de Moscou.

Quatro ex-presidente­s americanos já enfrentara­m um processo de impeachmen­t —apenas um, o republican­o Richard Nixon, em 1974, deixou de ser presidente. Ele renunciou antes de a Câmara votar o impeachmen­t.

Em 1842, John Tyler foi acusado de usar vetos presidenci­ais de forma ilegal. Andrew Johnson teria demitido um secretário de forma ilegal e foi alvo de pedido similar em 1868, mas resistiu.

Bill Clinton, em 1998, foi acusado de perjúrio e obstrução da Justiça. Condenado na Câmara, o democrata foi absolvido pelo Senado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil