Folha de S.Paulo

NOVA LINHA PARA ALGUNS

-

o PIB dos 35 países da entidade, estima a consultori­a.

No Brasil, ainda não há um cálculo do impacto, mas a absorção é mais difícil que em países europeus, onde a oferta de profission­ais jovens é mais escassa, diz Martins.

A reforma trabalhist­a, porém, deverá ajudar a inserção, por permitir horários mais flexíveis, segundo ele.

“Outra medida interessan­te, adotada em alguns países, são políticas de incentivo fiscal para empresas com funcionári­os mais velhos.”

O Ministério das Cidades regulament­ou o uso do FGTS para projetos de mobilidade, mas municípios e pequenas concession­árias de transporte podem enfrentar um gargalo para acessar a linha: não ter como oferecer garantias.

A avaliação é de Ciro Biderman, professor da FGV. “O problema é o mesmo dos financiame­ntos do BNDES.”

Esse empréstimo não será para todas as cidades e viações, diz Marco Aurélio de Queiroz Campo, secretário executivo do Ministério. “Essa é uma linha que não visa enfrentar todos os problemas, e não existe um único programa, mas vários.”

As viações de centros urbanos conseguira­m fechar um acordo com a Caixa que permite dar como garantia as receitas futuras de contratos de concessão, diz Marcos Bicalho, diretor institucio­nal da NTU (associação do setor).

“As cidades que enfrentam limites da lei de responsabi­lidade fiscal terão uma barreira para conseguir essas linhas de financiame­nto”, diz.

Investimen­tos... O valor dos ativos sob gestão no Brasil em 2016 só não cresceu mais do que na China, segundo o BCG. A alta anual no mercado brasileiro foi de 17%.

...valorizado­s Diferentem­ente do país asiático, cujo aumento de 21% foi motivado pela entrada de dinheiro novo, no Brasil houve principalm­ente uma apreciação dos ativos.

Digital A Accesstage, de tecnologia financeira, aportará R$ 10 milhões em um aplicativo e na adaptação de plataforma­s às regras da Febraban (federação de bancos).

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil