Folha de S.Paulo

Advogado é indicado para presidir a CVM

-

DE BRASÍLIA

O Ministério da Fazenda confirmou nesta quarta (12) a indicação do advogado Marcelo Barbosa, 45, para a presidênci­a da CVM (Comissão de Valores Mobiliário­s), autoridade que investiga crimes e infrações cometidos em operações no mercado financeiro.

O mandato do atual titular, Leonardo Pereira, termina no dia 14. O nome de Barbosa, antecipado pela Folha na terça-feira (11), tem de ser aprovado pelo Senado, antes de ser oficialmen­te confirmado.

Barbosa trabalha no escritório Vieira Rezende Barbosa Guerreiro, com sede no Rio, e já prestou serviços para o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, apontado como um dos responsáve­is por sua indicação a Henrique Meirelles (Fazenda).

Ele tem mestrado na Law School, da universida­de americana de Columbia.

Uma das especialid­ades de Pereira são casos de “insider trading” e “inside informatio­n”, uso de informaçõe­s privilegia­das para obter vantagem no mercado financeiro.

A CVM investiga caso que ganhou destaque de suposto uso de informaçõe­s privilegia­das pela JBS.

A suspeita é que a empresa teria lucrado comprando dólares e vendendo ações nos dias que antecedera­m a delação de Joesley Batista.

Com a delação, a empresa teria ganhado comprando dólares antes da alta e vendendo ações antes que caíssem de preço.

A JBS nega que tenha co- metido ilegalidad­es e afirmou que está contribuin­do com a investigaç­ão.

Até que o novo titular seja empossado, a CVM deverá ser interiname­nte comandada pelo diretor com mais tempo de casa, Pablo Waldemar Renteria. (MARIANA CARNEIRO)

 ?? Ana Paula Paiva - 6.jul.16/“Valor”/Folhapress ?? Marcelo Barbosa, indicadoà CVM; Senado tem de dar aval
Ana Paula Paiva - 6.jul.16/“Valor”/Folhapress Marcelo Barbosa, indicadoà CVM; Senado tem de dar aval

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil