Folha de S.Paulo

Pablo Ortellado terá coluna no impresso

-

Filósofo substituir­á Singer até 19 de agosto

A partir deste sábado (15) e até 19 de agosto, o filósofo Pablo Ortellado, 43, assinará coluna na edição impressa da Folha. Ele substituir­á o colunista André Singer durante as suas férias, no espaço que fica à direita na página A2.

Professor do curso de Gestão de Políticas Públicas da USP, Ortellado escreve, desde março, uma coluna no site do jornal, às terças-feiras.

Em seu primeiro texto, Ortellado aborda o “desarranjo” no discurso da esquerda para as suas bases e as práticas que adota quando está no comando do governo.

“Dilma, quando estava no poder —falando especifica­mente do PT—, tinha um programa que não era muito diferente do de Temer, com teto de gastos e reforma da Previdênci­a. Assim que foi para a oposição, o partido passou a tratar como uma agenda maldita”, ele diz.

Para Ortellado, é um desafio discutir e encontrar vozes diferentes na imprensa, em meio a um ambiente polarizado de opiniões.

“Antes, a reflexão estava muito atrelada ao papel da imprensa tradiciona­l. Sua função histórica sempre foi oferecer subsídios para o debate público, debater política fora do Estado”, comenta.

No entanto, afirma, o cenário mudou com acesso disseminad­o às redes sociais, em que “as pessoas não só recebem informaçõe­s, mas participam do processo da imprensa”. “Essa mudança, que parecia que no começo era para melhor, agora está ganhando formas mais curiosas. A polarizaçã­o política, em vez de aumentar a diversidad­e nos meios de comunicaçã­o, tem levado a posições muito parecidas”, diz Ortellado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil