Folha de S.Paulo

Lobista confirma encontro entre russa e Trump Jr.

-

DA ASSOCIATED PRESS

Um lobista russo-americano confirmou à agência de notícias Associated Press que Donald Trump Jr., filho do presidente dos EUA, pediu à advogada russa Natalia Veselnitsk­aia provas contra a candidata democrata Hillary Clinton na eleição presidenci­al de 2016.

Trump Jr. está sendo investigad­o por manter contato com pessoas ligadas a Moscou para beneficiar seu pai na eleição.

O lobista Rinat Akhmetshin afirmou à AP que estava na reunião com Trump Jr. e Veselnitsk­aia.

Segundo a emissora NBC, Akhmetshin é um ex-agente de contraespi­onagem soviético que obteve cidadania dos EUA.

Akhmetshin diz que Trump Jr. pediu provas de que o Comitê Nacional Democrata recebeu dinheiro ilícito, mas Veselnitsk­aia disse que não as tinha. Depois disso, Trump Jr. teria perdido o interesse no encontro.

Akhmetshin afirmou ainda que a advogada levava uma pasta com documentos, mas que desconhece seu teor. Ele disse também que não ficou claro se Veselnitsk­aia deixou o material com a equipe de Trump Jr.

O russo-americano disse que não foi contatado pelo investigad­or especial que apura a ligação da campanha de Trump com a Rússia, Robert Mueller, nem sobre o FBI sobre a reunião com Trump Jr..

O primogênit­o de Trump assumiu os negócios do pai quando este assumiu a Presidênci­a junto com o irmão.

Desde o fim de semana passado, quando veio à tona sua reunião com a advogada russa, ele se tornou o epicentro das suspeitas de ligações entre a campanha do republican­o e Moscou.

Duas comissões do Senado já pediram explicaçõe­s a Trump Jr., que deve depor a uma delas em audiência aberta na próxima semana.

O presidente tem defendido o filho nos últimos dias alegando que seu comportame­nto é corriqueir­o na política.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil