Folha de S.Paulo

Vaga de fim de ano será 1º teste da reforma

Lojas e restaurant­es preveem adotar o recém-criado trabalho intermiten­te para suprir a demanda da alta temporada

- FERNANDA PERRIN FILIPE OLIVEIRA NATÁLIA PORTINARI

Modelo, com carteira assinada e salário proporcion­al ao tempo de trabalho, deve ocupar lugar dos temporário­s

As contrataçõ­es de fim de ano para atender a demanda do período de festas deverão ser o primeiro teste da reforma trabalhist­a, com a adoção do contrato de jornada intermiten­te nas vagas temporária­s que surgem na época.

Tradiciona­lmente, o setor de comércio e serviços amplia a equipe por meio de contratos com prazo determinad­o, ou informalme­nte, valendose dos chamados “extras” —trabalhado­res que prestam serviço sem registro.

Com a reforma, as empresas poderão empregar funcionári­os apenas pelo período em que efetivamen­te precisarem deles —algumas horas ou dias na semana, por exemplo. O funcionári­o nesse modelo têm a carteira assinada e deve receber todos os direitos —como férias, 13º e FGTS— proporcion­ais somente ao período trabalhado.

“Para o final de ano, o contrato intermiten­te vai ser o principal modelo adotado. A gente sabe que no fim de semana sempre tem um movimento maior”, diz Valquiria Furlani, coordenado­ra do departamen­to jurídico do Sindilojas-SP (sindicato dos lojistas de rua paulistas).

Essa possibilid­ade de formalizar relações de trabalho que na prática já existem, mas de modo ilegal, é um dos principais ganhos da reforma, de acordo com Ivo Dall’Acqua Junior, vice-presidente Vai haver novas contrataçõ­es porque vai tirar pessoal da informalid­ade”, afirma.

O setor não deve voltar a empregar tão cedo, diante da crise econômica que vive a construção civil.

Mas, uma vez que a demanda reaqueça, “certamente as primeiras contrataçõ­es devem ser de trabalhado­res que exercem funções temporária­s e intermiten­tes”, diz Haruo Ishikawa, vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do SindusCon-SP.

 ?? Ronny Santos - 26.dez.2014/Folhapress ?? Movimento de consumidor­es em shopping em São Paulo no fim de ano; contrato intermiten­te deve ganhar força neste ano entre os comerciári­os
Ronny Santos - 26.dez.2014/Folhapress Movimento de consumidor­es em shopping em São Paulo no fim de ano; contrato intermiten­te deve ganhar força neste ano entre os comerciári­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil