Folha de S.Paulo

Jorginho do Pandeiro, ícone do choro carioca

- EDUARDO GELMAN - Aos 49, divorciado. Deixa os pais, Saul e Lea, e irmãs. Cemitério Israelita do Butantã, av. Eng. Heitor Antonio Eiras Garcia, 5.530, Butantã. JORGE JOSÉ DA SILVA (1930-2017) THIAGO AMÂNCIO FERNÃO LUIZ POMPEO DE MENEZES GREENHALGH - Aos 84

Luiz Gonzaga, Clara Nunes, Paulinho da Viola, Elizeth Cardoso, Chico Buarque Nelson Gonçalves, João Nogueira, Beth Carvalho, Ney Matogrosso, Elba Ramalho.

Esses são só alguns dos que puderam contar em seus discos com o pandeiro de Jorge José da Silva, lista Celsinho Silva, filho do pandeirist­a.

O Jorginho, nome com o qual se consagrou, vem da pouca idade de quando começou a se apresentar em rádios —o primeiro emprego foi na rádio Tamoio, do Rio, ao 14.

Mas aprendeu o instrument­o bem antes, aos seis, com o pai (de família de músicos, seu irmão, Dino 7 Cordas, também foi importante violonista carioca).

Começou a tocar na Rádio Nacional aos 18 e participou de uma série de grupos, como a Banda do Canecão (da qual foi um dos fundadores).

A consagraçã­o veio no Época de Ouro, grupo que acompanhav­a Jacob do Bandolim (seu parceiro musical desde o fim dos anos 1940) e que Jorginho comandou até o fim da vida, com shows em todo o país e fora (Alemanha, Portugal e Japão, entre outros).

Estava casado havia 65 anos com Neusa, mãe de seus dois filhos, Celsinho Silva e Jorge Filho, que tocam no Época de Ouro hoje. “Trabalhava o dia todo: de manhã, no rádio, à tarde, no estúdio, e à noite, em shows. E tinha um ouvido chato, era muito crítico. Se a gente errasse uma nota, ele percebia”, diz Jorge.

Por complicaçõ­es de uma infecção urinária, Jorginho morreu no último dia 7, aos 86. Deixa a mulher, dois filhos, quatro netos e bisnetos.

Artistas, como Ney Matogrosso, lhe prestaram homenagens em redes sociais. coluna.obituario@grupofolha.com.br 1º MÊS Nesta terça (18) às 18h, Igreja Sto. Iná-

VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: prefeitura.sp.gov.br/ cidade/secretaria­s/obras/ servico_funerario/

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento. EM MEMÓRIA

Nesta terça (18) às 17h30, Igreja N. Sra. da Aclimação, r. Braz Cubas, 163, Aclimação.

ANÚNCIO PAGO NA FOLHA: tel. (11) 3224-4000

Segunda à sexta, das 8h às 20h Sábados e domingos, das 10h às 17h.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil