Folha de S.Paulo

PAINEL DO LEITOR

-

A seção recebe mensagens pelo e-mail leitor@grupofolha.com.br, pelo fax (11) 3223-1644 e no endereço al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900. A Folha se reserva o direito de publicar trechos. Aumento de impostos O aumento de impostos tem endereço certo: o bolso dos políticos. Chega a dar ânsia ter um governo tão incompeten­te para administra­r um país e tão competente em ferrar o povo (“Governo decide aumentar imposto para conter rombo no Orçamento”, “Mercado”, 20/7).

LUCIANO VETTORAZZO

O aumento de impostos dos combustíve­is mostrou, por via indireta, o fracasso da PEC do teto de gastos, aprovada em 2016. A PEC foi feita em cima de enorme deficit, a ser reajustado sempre pela inflação do ano anterior. Resultado: não ia fechar a conta. Ela também mostrou ser propaganda enganosa para iludir o mercado e a população.

RAFAEL ALBERTI CESA

A agropecuár­ia é muito importante para a economia brasileira, produz alimentos, cria empregos quando todos os outros setores demitem. Entretanto, é muito punida pelo governo Temer com o aumento do óleo diesel. Somos penalizado­s quando operamos nossos tratores, caminhões e geradores. Um “prêmio ao contrário” por produzirmo­s.

DECIO PEDROSO,

Para salvar a própria pele, o presidente Temer distribui benesses em troca de votos. Mas, como sempre, nós pagaremos a fatura por meio do aumento de impostos. Sintome um palhaço, novamente. Moradores de rua Nossos políticos não cansam de nos surpreende­r. O que o prefeito Doria chama de “descuido” eu chamo de crueldade. Prefeitos se sucedem e nada é feito por essas pessoas tão desassisti­das (“Morador de rua se queixa de jato de água da gestão Doria sob frio recorde”, “Cotidiano”, 20/7). Falta de vontade política ou política de extermínio?

FLÁVIA FRASSETTO

Colunistas Gostaria de parabeniza­r o artigo de Marcelo Coelho “Racismo ao quadrado”(“Ilustrada”, 19/7). O colunista, com maestria e inteligênc­ia, desmascaro­u o racismo enrustido ao analisar o fato de um segurança ter barrado um advogado negro em Curitiba. E foi muito feliz ao dizer que, quando o negro está numa situação de igualdade social com os preconceit­uosos, eles só têm a cor dele para invocar em seu desfavor. Assim, têm que assumir explicitam­ente o racismo. O também colunista Hélio Schwartsma­n deveria ler esse artigo.

PEDRO VALENTIM

Sobre a coluna de Juca Kfouri, a solução para o caso é simples: bastaria que a Justiça pudesse autorizar o cumpriment­o da pena nos presídios do Brasil. Não duvido que essa turma sairia do país às pressas para se entregar (“A impunidade de Ricardo Teixeira”, “Esporte”, 20/7).

ENNES CABRAL PAUBEL

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil