Folha de S.Paulo

‘Brexit’ tem impasse sobre direitos de cidadãos

-

Rodada de negociaçõe­s entre Reino Unido e União Europeia termina com divergênci­as

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A primeira rodada completa de negociaçõe­s sobre o “brexit” entre o representa­nte do Reino Unido, David Davis, e o da União Europeia, Michel Barnier, trouxe pouco comprometi­mento de ambas as partes a respeito dos principais temas em debate.

Ambos disseram que os quatro dias de discussões foram “construtiv­os” e que as conversas foram “robustas” e ajudaram a “construir uma confiança” mútua. Mas eles também confirmara­m “divergênci­as fundamenta­is” sobre como proteger os direitos dos cidadãos europeus que vivem no Reino Unido e dos britânicos que vivem na UE.

Um dos pontos levantados foi o de que os britânicos que vivem na União Europeia poderiam perder o direito de morar em outro Estado-membro da UE após o “brexit”. Durante as discussões, a União Europeia deixou claro que não mudaria de posição sem uma oferta recíproca dos bri- tânicos para que os europeus que vivem no Reino Unido tenham a permissão para se deslocar para algum país do bloco e retornar a suas casas.

O debate ressalta a incerteza enfrentada por quase 5 milhões de britânicos e europeus que se encontram nessa situação. Cerca de 1,2 milhão de cidadãos do Reino Unido vivendo na UE poderiam ser afetados.

Autoridade­s de Bruxelas disseram que estavam prontas para analisar a questão, mas Londres teve que fazer uma oferta recíproca para proteger os 3,5 milhões de cidadãos da UE que vivem no Reino Unido e que permitam, por exemplo, que um residente alemão de Manchester pudesse ir a seu país de origem e, em seguida, retornar à cidade britânica.

Uma fonte próxima das negociaçõe­s relatou ao jornal “The Guardian” que as duas partes estão de acordo sobre 50% das questões envolvendo os direitos dos cidadãos.

“Mas ainda temos dúvidas sobre os planos da UE e seu compromiss­o em defender os direitos dos cidadãos”, acrescento­u a fonte. “O Reino Unido pôs uma oferta séria sobre a mesa, mas há lacunas significat­ivas na oferta da UE”.

O governo britânico propôs o “status de estabeleci­do” para os cidadãos da UE, mas isso seria perdido se uma pessoa deixasse o Reino Unido por mais de dois anos, a menos

 ?? François Lenoir/Reuters ?? Negociador­es do Reino Unido e da União Europeia concedem entrevista sobre o ‘brexit’
François Lenoir/Reuters Negociador­es do Reino Unido e da União Europeia concedem entrevista sobre o ‘brexit’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil