Folha de S.Paulo

Na ONU, ampliou território marítimo brasileiro

- VICENTE MAROTTA RANGEL (1924-2017) ANTONIO MAMMI MARIA VITA CORDEIRO LOPES - Neste domingo (23), às 19h, na Paróquia N. Sra. dos Prazeres, av. Gal. Ataliba Leonel, 3.013, Parada Inglesa.

No ano de 1982, representa­ntes de 126 países se reuniram em Montego Bay, na Jamaica, para assinar a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.

O tratado era importante. Havia uma indefiniçã­o a respeito da soberania dos países sobre o território marítimo e, com o documento, foram definidos seus direitos sobre recursos econômicos como petróleo e cabos submarinos utilizados para as telecomuni­cações. No Brasil, uma figura teve papel central nas negociaçõe­s: Vicente Marotta Rangel.

Segundo Wagner Menezes, professor de direito internacio­nal da USP (Universida­de de São Paulo), a contribuiç­ão de Rangel na convenção possibilit­ou ao Brasil explorar recursos naturais hoje indispensá­veis à economia nacional.

“Definiram-se os conceitos de plataforma continenta­l e de zona econômica especial, fundamenta­is para a extração de petróleo”, afirma. Passouse a saber onde as petrolífer­as poderiam alocar suas plataforma­s e a quem pertenciam os recursos naturais encontrado­s nas profundeza­s do mar.

“Além disso, o Brasil teve um acréscimo espantoso do seu território, de 200 milhas além do mar territoria­l”, diz Menezes.

Advogado e professor, Rangel foi diretor da Faculdade de Direito da USP entre 1982 e 1986, membro da Corte de Arbitragem de Haia entre 1979 e 2003 e consultor jurídico do Ministério das Relações Exteriores entre 1990 e 1993.

O Itamaraty emitiu nota de pesar pelo faleciment­o.

Rangel se manteve atuando e participou de congressos jurídicos até o fim. Morreu dia 17, aos 93, de causas naturais. Deixou a mulher e dois filhos. coluna.obituario@grupofolha.com.br 1º MÊS

VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: prefeitura.sp.gov.br/ cidade/secretaria­s/obras/ servico_funerario/

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil