Folha de S.Paulo

Israel prende irmão de palestino que matou três em assentamen­to

- ORIENTE MÉDIO

Em meio às descoberta­s, têm surgido especulaçõ­es de que Trump poderia conceder perdão a assessores, familiares e, eventualme­nte, si mesmo caso as investigaç­ões resultem em condenaçõe­s.

Neste sábado, o republican­o causou polêmica ao dizer que tem “poder completo” para perdoar quem quiser.

“Enquanto todos concordam que o presidente dos EUA tem poder completo para perdoar, por que pensar nisso se o único crime até agora são os vazamentos contra nós”, afirmou.

O senador democrata Mark Warner, que integra o comitê parlamenta­r que investiga os contatos com os russos, reagiu à declaração de Trump dizendo que “perdoar qualquer indivíduo que possa estar envolvido seria cruzar uma linha fundamenta­l”. DE SÃO PAULO - O Exército de Israel fez uma operação neste sábado (22) na casa do palestino que matou três israelense­s a facadas na véspera no assentamen­to judaico de Halamish, na Cisjordâni­a. Um dos irmãos do agressor foi detido na ação.

O agressor foi identifica­do como Omar Alabed, 20. Ele invadiu uma casa na sexta (21) e matou três israelense­s da mesma família. Um soldado ouviu os gritos e atirou contra o palestino, que ficou ferido.

O ataque aconteceu após um dia de confrontos com soldados, que deixaram três palestinos mortos. Os confrontos se repetiram neste sábado e outro palestino morreu.

As tensões aumentaram na região durante a semana passada após Israel instalar detectores de metal na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém, em resposta a um ataque que matou dois policiais. A Autoridade Palestina suspendeu contatos com Israel até a reversão da medida restritiva.

O governo de Israel terá uma reunião de emergência neste domingo (23) para avaliar a remoção dos detectores. Em nota conjunta, EUA, Rússia, União Europeia e ONU expressara­m neste sábado preocupaçã­o com a violência. O Conselho de Segurança da ONU deverá se reunir na segunda-feira (24) para discutir a situação.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil