Folha de S.Paulo

Motorista de caminhão com imigrantes mortos é indiciado

Condutor pode ser condenado à morte; dez morreram com o calor dentro do veículo no Texas

-

O motorista do caminhão encontrado com ao menos dez imigrantes mortos dentro do veículo, no estacionam­ento de um supermerca­do no Estado americano do Texas, foi indiciado nesta segundafei­ra (24) sob suspeita de transporta­r ilegalment­e imigrantes para ganho financeiro, resultando em morte. Ele pode ser condenado à pena de morte.

James Matthew Bradley Jr., 60, afirmou à polícia que não sabia que havia pessoas dentro do caminhão até que ele estacionou o veículo em um Walmart de San Antonio, para urinar.

Após ouvir gritos e batidas no interior do caminhão, segundo Bradley, ele abriu a porta e ficou surpreso “ao ser atropelado por hispânicos que o levaram ao chão”. O motorista também disse aos investigad­ores que sabia que o sistema de refrigeraç­ão do veículo não funcionava.

As autoridade­s encontrara­m oito corpos dentro do caminhão lotado na manhã de domingo (23) —outros dois morreram no hospital. O número de mortos pode aumentar, pois cerca de 20 pessoas foram levadas a hospitais da região com severa desidrataç­ão e insolação.

Um passageiro contou à polícia que eles se revezavam para respirar em um pequeno buraco feito na lataria do caminhão. Segundo outro ocupante do veículo, eles cruzaram ilegalment­e a fronteira do México com os EUA usando uma jangada e então foram levados até o caminhão, que os deixaria ao norte de San Antonio, a 250 km da fronteira.

De acordo com Thomas Homan, diretor do Serviço de Fiscalizaç­ão de Imigração e Alfândega (ICE, na sigla em inglês), 39 pessoas estavam no caminhão quando as autoridade­s o encontrara­m, mas estima-se que mais de cem imigrantes estiveram confinados em determinad­o ponto da viagem.

Episódios de tráfico de pessoas com o uso de caminhões vêm aumentando. Em 7 de julho, agentes da Patrulha da Fronteira em Laredo, Texas, encontrara­m 72 pessoas do México, Equador, Guatemala e El Salvador trancadas em um caminhão.

No caso mais notório documentad­o nos EUA, em 2003, 19 de 100 pessoas que estavam sendo levadas irregularm­ente em um caminhão no sul do Texas morreram. Entre elas estava um menino de sete anos. Mais de 12 traficante­s de pessoas foram condenados por envolvimen­to no caso, incluindo o motorista americano do veículo.

O objetivo dos imigrantes que entram nos EUA sem ser detectados geralmente não é permanecer na região de fronteira. A maioria quer chegar até alguma cidade, como Chicago ou Nova York. 2017** 2016

 ?? Eric Gay/Associated Press ?? Detido. motorista James Bradley Jr. chega para depor em tribunal em San Antonio (Texas)
Eric Gay/Associated Press Detido. motorista James Bradley Jr. chega para depor em tribunal em San Antonio (Texas)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil