Folha de S.Paulo

Pais de bebê com doença rara aceitam desligar aparelhos

Após luta na Justiça para manter Charlie Gard vivo, britânicos desistem de tentar levá-lo para tratamento nos EUA

-

Os pais do bebê britânico Charlie Gard encerraram nesta segunda-feira (24) a batalha judicial pelo tratamento experiment­al à criança, que tem uma doença terminal, e já discutem sobre como as máquinas que o mantêm vivo serão desligadas.

O menino, de 11 meses, tem uma condição genética rara provocada pelo esgotament­o do DNA mitocondri­al, que leva a um dano cerebral que o torna incapaz de mover braços e pernas, de comer e de respirar por conta própria.

Desde fevereiro os pais tentavam na Justiça do Reino Unido conseguir que o filho fosse transferid­o aos EUA para ser submetido a uma terapia pesquisada por um neurologis­ta americano.

Os tribunais, que recusaram o pedido, alegam que isso apenas prolongari­a o sofrimento do menino. No início de julho, uma corte de Londres decidiu que fossem desligados os aparelhos que mantêm a criança viva.

O caso ficou conhecido no mundo todo e os pais receberam o apoio do presidente dos EUA, Donald Trump, e do papa Francisco, além de 1,3 milhão de libras (R$ 5,31 milhões) em doações. Durante a disputa judicial, porém, Charlie foi piorando e agora não tem condições de sair do hospital onde está internado.

A mãe do bebê, Connie Yates, disse que seu filho poderia ter uma chance de se recuperar se a tramitação do processo não tivesse demorado tanto. “Essa é a coisa mais difícil que teremos de fazer”, disse Connie à Suprema Corte de Londres, onde ocorreu audiência final sobre o caso.

“Nós decidimos deixar nosso filho ir. Charlie teve uma chance de melhorar, mas agora nunca saberemos o que aconteceri­a se ele tivesse recebido o tratamento.”

Ela e o pai, Chris Gard, choraram na audiência e prestaram homenagem ao “filho

 ??  ?? Palestinos rezam nesta segunda (24) em frente ao Portão do Leão, do lado de fora da entrada principal da Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém
Palestinos rezam nesta segunda (24) em frente ao Portão do Leão, do lado de fora da entrada principal da Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém
 ?? Chris T. Ratcliffe/Reuters ?? Chris Gard e Connie Yates, pais de Charlie, deixam tribunal
Chris T. Ratcliffe/Reuters Chris Gard e Connie Yates, pais de Charlie, deixam tribunal

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil