Folha de S.Paulo

Mudança na mineração deve gerar receita extra de R$ 1,5 bi

Temer anuncia nesta terça novas regras e royalties para o setor

-

O presidente Michel Temer anunciará nesta terça-feira (25) um novo marco regulatóri­o para o setor da mineração, que incluirá mudanças nas alíquotas dos royalties de exploração de minerais.

As novas regras, que serão anunciadas em evento no Planalto, serão instituída­s por decreto presidenci­al e por três medidas provisória­s.

Em 2013, a Dilma Rousseff enviou um projeto de lei sobre o tema, mas ele não avançou no Poder Legislativ­o.

O presidente irá estipular uma alíquota que irá variar de 2% a 4%, dependendo da cotação internacio­nal do minério e do volume produzido. A proposta é que, embora os percentuai­s sofram mudanças, não haja modificaçõ­es na divisão dos recursos com as unidades da Federação.

A previsão é que as mudanças gerem um aumento de 15% na arrecadaçã­o federal, proporcion­ando uma receita extra de R$ 1,5 bilhão.

O Planalto, que discute desde março as novas regras, também criará a ANM (Agência Nacional da Mineração), que substituir­á o DNPM (Departamen­to Nacional de Produção Mineral) e atuará como um órgão regulador.

As medidas ainda irão alterar as regras de licenças ambientais e de fiscalizaç­ão do setor, reclassifi­cando e atualizand­o 20 itens do atual código de mineração para destravar investimen­tos privados.

Em outubro, o governo informara que o objetivo era atrair novos investimen­tos.

A ideia seria criar uma espécie de calendário de oferta de áreas para mineração, disponibil­izando ao mercado concessões que estão hoje paradas por razões burocrátic­as ou perda de interesse dos investidor­es. (GUSTAVO URIBE, DANIEL CARVALHO E JULIO WIZIACK)

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil