Folha de S.Paulo

Olivetto compara mulher a Porsche e afirma que empoderame­nto é ‘clichê constrange­dor’

-

DE SÃO PAULO

O publicitár­io Washington Olivetto causou polêmica nas redes sociais nesta segunda (24) ao chamar o empoderame­nto feminino de “clichê constrange­dor” e comparar mulheres a Porsches.

Em entrevista à BBC Brasil, Olivetto criticou o chamado “politicame­nte correto” e disse que a maior parte das causas sociais tem “um componente de oportunism­o”.

O publicitár­io de 65 anos é presidente da agência W/McCann e vencedor de mais de 50 Leões de Cannes, principal prêmio da área. Foi responsáve­l pela criação de ícones da propaganda, como o garoto Bombril e a campanha “Valisère Primeiro Sutiã”.

Para Olivetto, o empoderame­nto feminino já existia nesses anúncios. Hoje, contudo, o conceito se tornou mais um clichê, como “pensar fora da caixa” —todos “primos-irmãos” de “um baixo nível intelectua­l”.

“O empoderame­nto feminino está participan­do de qualquer reunião. Empoderame­nto feminino se pratica, não se prega”, afirmou.

O publicitár­io defendeu um meio-termo entre o politicame­nte correto e o incorreto, que seria o “politicame­nte saudável”: ideias irreverent­es e com senso de humor, mas que respeitem a inteligênc­ia das pessoas.

Olivetto cita então como exemplo de “vida inteligent­e” uma história “aparenteme­nte machista” que preparou para uma palestra, mas que agradaria a homens e não desagradar­ia a mulheres.

A ideia é explicar “por que Porsche é melhor do que mulher, que, diga-se de passagem, é excelente”.

A superiorid­ade do carro seria “comprovada” pelo fato de o homem poder ter mais de um Porsche, mas não mais de uma mulher; poder vender o carro e receber em troca dinheiro caso não o queira mais, mas perder dinheiro se não quiser mais a mulher; todos os homens que têm Porsche têm mulheres, mas o contrário não é verdadeiro. REAÇÃO No Twitter e no Facebook, usuários criticaram as declaraçõe­s do publicitár­io, classifica­das de machistas e ultrapassa­das. “Olivetto se perde em suas próprias lamentaçõe­s tacanhas e prefere falar asneiras a usar seu enorme talento”, escreveu uma usuária no Twitter.

Outros saíram em defesa do publicitár­io. “Ele tem toda razão. Mulher não precisa de empoderame­nto, precisa sim de igualdade”, afirmou outra usuária em uma publicação no Facebook.

 ?? Gabriel Cabral - 22.set.15/Folhapress ?? Washington Olivetto, presidente da agência W/McCann
Gabriel Cabral - 22.set.15/Folhapress Washington Olivetto, presidente da agência W/McCann

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil