Folha de S.Paulo

Israel volta a impor restrição em Jerusalém

Homens com menos de 50 anos tiveram entrada proibida na Esplanada das Mesquitas

-

O governo de Israel voltou a proibir nesta sexta-feira (28) a entrada de homens com menos de 50 anos na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém, e intensific­ou a segurança na cidade diante de protestos convocados por palestinos.

Os muçulmanos que puderam entrar rezaram normalment­e e, diferentem­ente da véspera, não houve confrontos com a polícia no local sagrado. Do lado de fora, porém, milhares de palestinos rezaram nas ruas e foram reprimidos por soldados israelense­s. Também houve protestos e confrontos na Cisjordâni­a e na faixa de Gaza.

O Exército israelense disse que um palestino foi morto após tentar esfaquear soldados na entrada do bloco de assentamen­tos de Gush Etzion, na Cisjordâni­a. Nenhum militar ficou ferido.

O Ministério da Saúde da faixa de Gaza, que é controlada pelo grupo radical Hamas, afirmou que um palestino de 16 anos morreu em confrontos com soldados israelense­s na fronteira.

As tensões se intensific­aram no dia 14, quando um atentado deixou dois policiais israelense­s mortos em uma das entradas da Cidade Velha de Jerusalém.

Depois disso, o governo de Israel instalou detectores de metal na Esplanada das Mesquitas, mas decidiu removêlos na terça (25) após pressão da comunidade internacio­nal. No dia 21, também foi proibida a entrada de homens com menos de 50 anos.

As medidas restritiva­s provocaram uma série de protestos de palestinos, que acusam Israel de tentar expandir seu controle sobre a Cidade Velha. Essa área fica em Jerusalém Oriental, território palestino ocupado pelos israelense­s desde 1967.

 ??  ??
 ?? Ahmad Gharabli/AFP ?? Palestino passa por militares israelense­s em Jerusalém
Ahmad Gharabli/AFP Palestino passa por militares israelense­s em Jerusalém

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil