Folha de S.Paulo

FOLHA ATUA EM PROJETO COLABORATI­VO

-

A entrevista com o juiz Moro O que pode representa­r uma ameaça à Lava Jato?

Lamentavel­mente, eu vejo uma ausência de um discurso mais vigoroso por parte das autoridade­s políticas brasileira­s em relação ao problema da corrupção.

Fica a impressão de que essa é uma tarefa única e exclusivam­ente de policiais, procurador­es e juízes. No Brasil, estamos mais preocupado­s em não retroceder, em evitar medidas legislativ­as que obstruam as apurações das responsabi­lidades, do que propriamen­te em proposiçõe­s legislativ­as que diminuam a oportunida­de de corrupção. Vejo no mundo político uma grande inércia. Milagros Salazar, do portal “Convoca” (Peru) - Como fazer quando há quatro expresiden­tes sob suspeita e empresário­s que pagaram pela corrupção, como é o caso do Peru, para que não haja a suspeita de que só a alguns se investiga?

Não tenho como avaliar o trabalho da Justiça no Peru. No Brasil, por vezes, há uma crítica de que a Justiça estaria atuando de maneira seletiva. Mas os processos são conduzidos com base em fatos e provas. Por exemplo, apesar das críticas de que há uma intensidad­e maior em relação a agentes do PT, temos preso e condenado um ex-presidente da Câmara [Eduardo Cunha], que era tido como inimigo do PT. Então, as críticas são equivocada­s.

Outra coisa importante: o que as empresas brasileira­s fizeram foi reprovável, mas há de se louvar a atitude delas quando resolvem colaborar. Não é correto vilificar as empresas brasileira­s como se fossem as únicas no mundo que pagam propinas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil