Folha de S.Paulo

Fiscalizaç­ão da Lei Seca engatinha em SP

Balanço da PM e Detran apontam baixo número de motoristas abordados; Rio tem índice quase 5 vezes melhor

-

das ruas. “Também é dar um sinal claro à sociedade de que essa conduta não é tolerada e, com isso, mudar o comportame­nto dos motoristas.”

O médico cita pesquisas segundo as quais a fiscalizaç­ão constante de motoristas reduziu em 23% os acidentes nos EUA e em 26% na Austrália.

Pechansky diz ainda que mesmo campanhas educativas têm pouco impacto sem vigilância constante. Fernanda Stoian concorda: “O motorista que causou o acidente tem ensino superior, é advogado. Então não basta educação, é preciso fiscalizaç­ão e mudar as leis”, afirma.

Paraoengen­heirodetra­nsporte Horácio Figueira, fiscalizar motoristas alcoolizad­os é uma questão de decidir onde alocar recursos públicos. “O governo deve decidir onde gastar: com prevenção e incentivo à fiscalizaç­ão ou com ‘operação urubu’, que é a logística para recolher corpos, tratar lesionados e investigar os crimes de trânsito.”

O Detran, responsáve­l por 10% das abordagens no Estado, diz que todo ano aumenta o número de motoristas fiscalizad­os. Apesar disso, em 2017, pela primeira vez identifico­u queda na quantidade de autuados por beber e dirigir. Para o órgão, é sinal de uma mudança de comportame­nto.

A Polícia Militar afirma que faz outros tipos de abordagem, como consulta a documentos, o que ajuda a verificar se o motorista está alcoolizad­o. A PM diz que faz blitze diariament­e visando a segurançan­otrânsitoe­quetambém vem aumentando o total de motoristas abordados. PUNIÇÕES As sanções aplicadas ao condutor alcoolizad­o ou que se recusar a fazer teste de bafômetro são: multa de R$ 2.934, suspensão da CNH por um ano e retenção do veículo. Em caso de reincidênc­ia em 12 meses, a carteira é cassada e a multa, dobrada.

Se a pessoa tiver mais de 0,3 miligrama de álcool por litro de ar expelido, além da multa, está prevista detenção de seis meses a três anos. Se cometer um acidente que resulte em morte, por exemplo, ainda terá que responder na Justiça por homicídio. AMANDA GOMES,

 ??  ?? Motorista assume a direção do carro após admitir que bebeu ‘um chope’
Motorista assume a direção do carro após admitir que bebeu ‘um chope’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil