Folha de S.Paulo

OmuseuMart­in-Gropius-Bauestáexp­ondoomanus­critode“OProcesso”, romance inacabado, mas que se tornou um dos clássicos de

ARQUIVO ABERTO

-

Tóquio

A lista acabou sendo suspensa, e o jornalista do “Spiegel” retirouse do júri. Mas “Finis Germania” continua um best-seller. NOVA ONDA

Devido à perseguiçã­o promovida pelo governo contra oposicioni­stas, a Turquia está vivendo mais uma diáspora, sobretudo em direção a Berlim —uma “new wave”, como dizem os recém-chegados, lembrando a primeira onda de imigração turca, nos anos 1960.

Desta vez, porém, não são trabalhado­res braçais que vêm se instalando no bairro de Kreuzberg, mas intelectua­is e artistas. É o caso do caricaturi­sta Sukan Altunigne e da DJ e produtora Hüma Utku, entre muitos outros que na Turquia estão ameaçados de prisão ou sofrem boicotes de agências de fomento estatais.

Aqui eles se mobilizam. O diretor Mustafa Altioklar, por exemplo, criou em Kreuzberg uma pequena escola de teatro para jovens turcos. O roteirista curdo Önder Çakarcolab­oranumdocu­mentário com o cineasta alemão Fatih Akin.

Já os jornalista­s turcos participam­deportaisc­omoa“taz.gazete” —apoiada pelo diário de esquerda alemão “TAZ”—, que acompanha os acontecime­ntos em seu país e os trabalhos da oposição.

Diferentem­ente da primeira geração de turcos na Alemanha, porém, a maioria dos novos imigrantes vê sua passagem por aqui como temporária e diz que quer voltar. KAFKA FranzKafka(1883-1924).São161pági­nas dispostas em fileiras duplas, protegidas­porvitrine­siluminada­s. O ambiente sombrio confere uma aura àquilo que o visitante tem à suafrente:umadasmais­importante­srelíquias­daliteratu­raocidenta­l.

Kafka começou a escrever o livro no verão de 1914, logo depois de a estenotipi­staFeliceB­auerdesman­char o noivado com ele. Testemunha­ram o episódio fatídico a irmã e uma amiga dela —o que Kafka chamaria mais tarde de “tribunal”.

A mostra traz retratos do escritor (inclusive sua célebre foto de passaporte) e imagens de Praga e Berlim nos tempos de Kafka, assim como a história do manuscrito. Este foi salvo pelo amigo Max Brod e circulou por vários países, até ser adquirido pelo Arquivo Literário de Marbach, no sul da Alemanha.

Kafka tinha instruído Brod a queimá-lo depois de sua morte. BEIJO

Um pequeno gesto, uma grande inspiração. Este é o lema da bela exposição “Beijo - De Rodin a Bob Dylan”, que acontece no Museu de Art Nouveau Bröhan, relativame­nte desconheci­do do grande público, no bairro de Charlotten­burg.

São mais de cem obras sobre o beijo, produzidas entre o final do século 19 e hoje. Ali, o ósculo nem sempre é um gesto romântico ou erótico, como no bronze de Rodin. Pode também ser obsceno (como nos trabalhos do alemão George Grosz) ou mesmo político.

Éocasode“EraofMercy”(erada misericórd­ia), fotografia da dupla russa Blue Noses, que traz dois soldados russos se beijando no meio deumaflore­stanevada.Aobrachego­u a ser proibida na Rússia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil