Folha de S.Paulo

Frente fria ‘relâmpago’ traz alívio breve ao tempo seco em SP e não deve durar

-

DE SÃO PAULO

A frente fria que saiu da região Sul do país e atingiu a capital paulista nesta quintafeir­a (3) quebrou a sequência de 51 dias sem chuva na cidade, como já era previsto pelos centros de meteorolog­ia.

Segundo o CGE (Centro de Gerenciame­nto de Emergência), da prefeitura, parte da região sul da cidade de São Paulo registrou chuviscos desde a manhã, como em Engenheiro Marsilac. Também choveu em bairros da zona oeste e na região central.

A previsão é a de que a frente fria dure pouco e faça apenas uma passagem relâmpago pelo Estado.

No litoral paulista também choveu em Itanhaém e Mongaguá. Na região metropolit­ana, a chuva deu as caras em Embu-Guaçu e Cotia.

Nesta sexta-feira (4), a sensação de frio deverá persistir desde a madrugada, com céu encoberto e garoa frequente. A mínima será de 13ºC e a máxima por volta de 17ºC.

No sábado (5), o tempo continuará encoberto, mas são previstas aberturas de sol durante o dia. Os termômetro­s deverão variar entre 12 ºC e 19ºC, de acordo com o CGE.

Apesar de pouco volumosa, a chuva que atingiu parte da capital foi acompanhad­a de ventos fortes. São essas ra- jadas que estão empurrando com mais intensidad­e para fora da região a massa de ar frio que chegou nesta quintafeir­a, e é por isso que a frente fria já perderá força no final de semana.

O vento que bateu forte por onde a chuva passou chegou a derrubar duas árvores na capital paulista, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

Ambas as ocorrência­s foram registrada­s na marginal Pinheiros (zona oeste). A primeira, na altura da ponte Eusébio Matoso, e a segunda, nas proximidad­es da Cidade Universitá­ria. Pistas foram bloqueadas para a retirada de troncos e galhos, e liberadas logo depois.

A chegada da chuva também fez aumentar os índices de umidade relativa do ar, que, nas últimas semanas, ficaram bem abaixo de 30%.

A capital paulista amanheceu com índice médio na casa dos 45% e no início da tarde já passava dos 62%, patamar acima do recomendad­o (60%) pela OMS (Organizaçã­o Mundial da Saúde).

 ??  ?? Chuva na praça da República, no centro de SP, nesta quinta-feira (3); frente fria não deve durar muito sobre o Estado MAIOR EM 36 ANOS
Chuva na praça da República, no centro de SP, nesta quinta-feira (3); frente fria não deve durar muito sobre o Estado MAIOR EM 36 ANOS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil