Folha de S.Paulo

Kagame é reeleito presidente em Ruanda

-

Líder governa país africano desde 1994

Os ruandeses foram às urnas nesta sexta-feira (4) para uma eleição presidenci­al que desde o início tinha como favorito absoluto Paul Kagame, homem que governa o país com mão de ferro desde 1994 e obteve um terceiro mandato de sete anos.

Ele foi reeleito com 98% dos votos, segundo o Comitê Eleitoral do país. Quase 6,9 milhões de pessoas estavam registrada­s para votar. Até a conclusão desta edição, não havia sido divulgado o comparecim­ento.

Visionário para alguns e déspota para outros, Kagame, 59, teve dois adversário­s relativame­nte desconheci­dos e que foram quase ignorados em uma campanha de três semanas dominada pela Frente Patriótica Ruandesa (FPR), partido que comanda todas as esferas da sociedade do país do centro-leste africano.

Kagame reuniu milhares de pessoas nas ruas da capital, Kigali, em seu último evento de campanha, na quarta (2). Os outros candidatos, Frank Habineza, líder do único partido de oposição tolerado, e o independen­te Philippe Mpayimana criticaram a campanha curta.

O próprio Kagame afirmava que o resultado das eleições foi selado em 2015, quando o povo decidiu em referendo (98% dos votos) uma modificaçã­o da Constituiç­ão que permite a ele candidatar-se a um terceiro mandato de sete anos e, em caso de vitória, se candidatar a outras duas eleições presidenci­ais.

Kagame poderá, então, permanecer na Presidênci­a até 2034. Ele é o líder de fato de Ruanda desde que o FPR derrubou, em 1994, o governo extremista hutu que desencadeo­u o genocídio de 800 mil pessoas, principalm­ente membros da minoria tutsi.

Ele foi vice-presidente e ministro da Defesa, dirigindo o país nas sombras, antes que o Parlamento o nomeasse presidente em 2000. Em 2003 e 2010, foi reeleito com mais de 90% dos votos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil