Folha de S.Paulo

Foi amante da natureza e agitadora cultural

- MARIA BRIGUENTE - Neste sábado (5) ao meio-dia, Paróquia de S. Gabriel Arcanjo, av. São Gabriel, 108, Jd. Paulista. TEREZA MONTEIRO VALIM - Neste domingo (6) às 18h, Igreja N. Sra. da Saúde, r. Domingos de Morais, 2.387, Vila Mariana. ANALIS COSTA OHARA (

Não era difícil Analis se sentir bem em algum lugar. Seu habitat era verde e, só no Paraná, eram muitos os ambientes com os quais se identifica­va: o parque do Ingá, em Maringá, foi objeto de sua iniciação científica na faculdade; na quase intocada Ilha do Mel, ela viveu por três meses.

Analis não conseguia se fechar em si mesma e estabeleci­a conexões com todos os locais pelos quais passava. Dentre todos, contudo, um foi mais marcante —o parque do Lago, em Campo Mourão (PR), cidade em que morava.

Em 2013, com o objetivo de revigorá-lo, concorreu a um edital de incentivo à cultura lançado pela Prefeitura. Ganhou e promoveu inúmeros espetáculo­s musicais, peças de teatro e saraus.

Sua ligação com as artes não se esgotava na sua atuação como agitadora cultural. Atriz amadora, fazia parte do grupo de teatro Zetetikós.

Ruiva daquelas cujos olhos oscilam entre o verde e o azul, Analis se fazia notar. “Ela tinha um sorriso marcante. E estava sempre sorrindo”, lembra o pai, Carlos.

Em abril de 2016, após a temporada da filha na Ilha do Mel, seus pais notaram um tremor involuntár­io em seu olho esquerdo.

Foi só o terceiro médico que consultara­m que acertou o diagnóstic­o: o tremor era sintoma inicial de um tumor que depois evoluiu para um glioblasto­ma, um câncer implacável no cérebro.

Já há um projeto de lei para rebatizar a concha acústica do parque do Lago com o seu nome. Analis, a cultura e a natureza continuarã­o sendo uma só em Campo Mourão.

Morreu no dia 24, aos 23 anos. Deixa os pais e um irmão. coluna.obituario@grupofolha.com.br Neste domingo (6) às 11h, set. R, qd. 392, sep. 127.

VOCÊ DEVE PROCURAR O SERVIÇO FUNERÁRIO MUNICIPAL DE SP: tel. (11) 3396-3800 e central 156 site: prefeitura.sp.gov.br/ cidade/secretaria­s/obras/ servico_funerario/

Serão solicitado­s os seguintes documentos do falecido: Cédula de identidade (RG); Certidão de Nascimento (em caso de menores); Certidão de Casamento.

Neste domingo (6) às 11h30, set. R, qd. 398, sep. 75.

AVISO GRATUITO NA SEÇÃO site: folha.com/mortes

Até as 15h, ou até as 19h de sexta para publicaçõe­s aos domingos. Enviar número de telefone para checagem das informaçõe­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil