Folha de S.Paulo

Maioria dos usuários de crack larga ação de Doria

Só 1 em cada 5 concluiu 1ª etapa; para prefeitura, programa está ‘em gestação’

- Poder A6 Cotidiano B1

A maior parte dos usuários da cracolândi­a internados pela gestão de João Doria (PSDB) desiste do tratamento contra o crack antes mesmo de completar a etapa inicial de quatro semanas para desintoxic­ação.

O prefeito anunciou o início do programa Redenção em 21 de maio, quando uma ação policial prendeu traficante­s e desobstrui­u ruas onde funcionava uma feira de droga a céu aberto na região central de São Paulo.

Desde então, das 734 internaçõe­s voluntária­s (por vontade do usuário) para desintoxic­ação já concluídas ou interrompi­das, só 122 (17%) cumpriram a primeira etapa do programa.

A maior parte das internaçõe­s (536, ou 73%) foi interrompi­da a pedido do paciente. O número de desistênci­as pode ser maior: há ainda mais 76 altas em outras categorias, que incluem transferên­cias de pacientes e até fugas das clínicas.

Segundo representa­nte da Associação Brasileira de Psiquiatri­a, o percentual dos que concluem o período de desintoxic­ação fica bem abaixo da média da rede particular, em torno de 50%.

Coordenado­r do Redenção, o psiquiatra Arthur Guerra diz que o usuário não pode “ficar de forma involuntár­ia” e ressalta que o programa ainda está “em gestação”.

 ?? Mila Cordeiro/Agência A Tarde/Folhapress ?? ALVEJADO João Doria (PSDB) se limpa depois de ser atingido por ovo lançado em protesto de movimentos de esquerda em Salvador; exaltado, o prefeito de SP disse ter ‘sangue baiano’ e que não lhe faltará ‘coragem para defender o Brasil’
Mila Cordeiro/Agência A Tarde/Folhapress ALVEJADO João Doria (PSDB) se limpa depois de ser atingido por ovo lançado em protesto de movimentos de esquerda em Salvador; exaltado, o prefeito de SP disse ter ‘sangue baiano’ e que não lhe faltará ‘coragem para defender o Brasil’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil