Folha de S.Paulo

Ausências de Trump alimentam polêmica

Presidente passará 17 dias em clube de golfe durante reformas na Casa Branca, mas afirma que está trabalhand­o

- ISABEL FLECK

Republican­o criticava férias de antecessor; segundo levantamen­to, passou quase 1 de cada 4 dias fora em ‘lazer’

“Trabalhand­o duro a partir de Nova Jersey enquanto a Casa Branca passa por uma renovação planejada há muito tempo. Vou para Nova York na próxima semana para mais reuniões”, escreveu o presidente Donald Trump na manhã desta segunda (7), o terceiro dos 17 dias que passará longe de Washington.

A mensagem foi a segunda publicada desde que ele deixou a Casa Branca, na tarde de sexta (4), para negar que ele esteja de férias no clube de golfe das Organizaçõ­es Trump em Bedminster.

No sábado, Trump já escrevera que estava trabalhand­o. “Não é férias — reuniões e telefonema­s!”, publicou.

Apesar de não constar nenhum compromiss­o na agenda pública de Trump para a segunda, a Casa Branca informou que ele teve um “longo telefonema” com o secretário de Estado, Rex Tillerson, que está nas Filipinas, e com o chefe de gabinete, John Kelly, sobre Coreia do Norte.

A vice-porta-voz da Casa Branca, Lindsay Walters, disse que nos próximos dias Trump receberá “uma série de assessores políticos e se- cretários” para tratar da substituiç­ão da reforma da saúde do antecessor, Barack Obama, e da reforma tributária, entre outros temas. O vicepresid­ente, Mike Pence, também se reunirá com Trump.

Na noite de sexta, o diretor de mídias sociais da Casa Branca, Dan Scavino, publicou uma foto do Salão Oval vazio, pronto para o começo das reformas no sistema de aqueciment­o e refrigeraç­ão da residência presidenci­al.

Desde que foi anunciado que Trump ficaria 17 dias fora de Washington, voltaram a circular mensagens escritas pelo empresário sobre ausências de Obama quando este ainda era presidente.

Em uma delas, de novembro de 2012, ele criticava o democrata por uma viagem — de trabalho— de quatro dias a Camboja e Mianmar após ser reeleito. “Não tire férias. Qual é a razão? Se você não gosta do seu trabalho, você está no trabalho errado”, escreveu Trump, reproduzin­do um trecho do seu livro “Think Like A Billionair­e” (Pense como um bilionário), de 2004.

Esta é a quinta vez desde maio que o presidente vai para o Trump National Golf Club, em Bedminster, que já está sendo chamada de “Camp David Norte”, em alusão à casa de campo oficial dos presidente­s. Foi também no clube que Trump, como presidente eleito, entrevisto­u candidatos ao gabinete e que fez alguns anúncios.

No início do seu governo, o local preferido para passar os fins de semana era o resort de Mar-a-Lago, na Flórida — também propriedad­e das Organizaçõ­es Trump—, apelidado de “Casa Branca de Inverno”. Dos quatro fins de semana de fevereiro, Trump viajou em três para lá, e chegou a levar chefes de Estado, como o presidente chinês Xi Jinping para uma reunião.

A única atividade comprovada desde que Trump chegou ao clube de golfe, na sexta, no entanto, é o uso do Twitter: foram mais de 20 postagens desde então.

No fim de semana, também circularam imagens do presidente surpreende­ndo os convidados de um casamento no local. Com o tradiciona­l boné vermelho com os dizeres “Faça a América grandiosa de novo”, o republican­o saiu do carrinho de golfe e falou com os noivos. DIAS FORA Desde que assumiu, esta é a primeira vez que Trump passa tantos dias seguidos longe de Washington. O jornal “The Washington Post” publicou um levantamen­to mostrando que o republican­o, até o o fim de agosto, terá gasto 53 dias de seus 223 de governo em “lazer” —a maioria nos fins de semana—, contra 15 dias de Obama em igual período.

Foi em agosto que Obama tirou suas primeiras férias, em 2009. Ele e a família passaram oito dias na ilha de Martha’s Vineyard, Massachuse­tts —para onde retornaria­m seis vezes durante os oito anos na Casa Branca.

O presidente que passou mais tempo fora da capital (então em Filadélfia) foi John Adams, que em 1798 ficou sete meses em Massachuss­ets.

 ?? Carlos Barria - 4.ago.2017/Reuters ?? Donald Trump embarca em helicópter­o dos Fuzileiros Navais rumo a seu clube de golfe em Bedminster, Nova Jersey
Carlos Barria - 4.ago.2017/Reuters Donald Trump embarca em helicópter­o dos Fuzileiros Navais rumo a seu clube de golfe em Bedminster, Nova Jersey

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil