Folha de S.Paulo

PROGRAMAÇíO ÀS TERÇAS, ÀS 19h30

-

Cinco filmes, nas palavras dos organizado­res da mostra 8/8 - ‘A Partida’, de Yojiro Takita

Oscar de filme estrangeir­o em 2009. “Traz o aspecto cultural da morte entre os japoneses, que acreditam ser importante honrar a história da pessoa e que o corpo seja fiel ao que ele foi em vida.”

12/9 - ‘Invasões Bárbaras’, de Denys Arcand

Oscar de filme estrangeir­o em 2004. Em seus últimos dias, homem reúne amigos, ex-amantes e o filho. “É uma bênção proporcion­ar um bom final de vida para o outro.”

03/10 - ‘Mar Adentro’, de Alejandro Amenábar

Oscar de filme estrangeir­o em 2005. História real de um tetraplégi­co que lutou pelo direito de suicídio assistido. “No pacote da negação da morte em boa parte da cultura ocidental pode também estar contido o desrespeit­o a escolhas do paciente, em prol da manutenção de uma vida que talvez não se deseje mais.”

07/11 - ‘O Quarto do Filho’, de Nanni Moretti

Palma de Ouro em Cannes 2001. Família enfrenta a morte do filho em um acidente. “Embora todos saibamos que vamos morrer, a morte de um ente querido pode ser muito dolorosa quando a ‘lógica etária’ é invertida, ou seja, o filho morre antes dos pais.”

12/12 - ‘Truman’, de Cesc Gay

Ricardo Darín vive um ator cujo câncer se espalhou. “O filme nos leva a pensar nos tratamento­s de oncologia atuais.” ONDE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil