Folha de S.Paulo

Nesta sexta, o ministro da Defesa, Vladimir Padrino López, anunciou a prisão dos líderes

-

do chamou o rival de “presidente estadunide­nse” ao convidar os presidente­s latinoamer­icanos a uma cúpula.

“Desafio o presidente estadunide­nse do Peru a aprovar uma reunião de presidente­s para nos vermos cara a cara e restituirm­os as relações de respeito”, disse o chavista.

A gênese do conflito foi uma declaração do peruano em visita ao presidente americano, Donald Trump, em fevereiro, que irritou Maduro.

“[Os EUA] não investem muito tempo na América Latina porque é como um cachorro simpático que está dormindo no tapetinho e não causa nenhum problema [...] mas o caso da Venezuela é um grande problema.”

Dias depois, Delcy Rodríguez, então chanceler e atual presidente da Constituin­te, provocou a primeira crise democrátic­a entre os países ao responder ao peruano.

“O único cachorro simpático que existe é ele, que vive abanando o rabo para seus donos imperiais.” PRISÃO do ataque de um grupo armado contrário a Nicolás Maduro a uma base militar no último domingo (6).

Segundo Padrino López, o ex-capitão Juan Caguaripan­o e o tenente Yefferson García dos Ramos, foram capturados em Caracas. O primeiro aparece no vídeo em que anuncia uma operação para “restabelec­er a ordem constituci­onal na Venezuela”.

O ataque deixou dois mortos, um ferido e oito presos. Pelo menos 80 fuzis, munição e granadas foram roubados —parte do armamento militar já foi recuperado.

Nesta sexta, a Assembleia Constituin­te ratificou as quatro reitoras chavistas do Conselho Nacional Eleitoral (CNE). Também recebeu uma proposta para antecipar as eleições para governador de dezembro para outubro.

Na quinta, a Casa destinada a mudar a Constituiç­ão ratificou Maduro como presidente. Os constituin­tes voltam a se reunir neste sábado.

Ao mesmo tempo, a oposição convocou protesto de apoio aos prefeitos presos por desacatare­m uma decisão da Justiça que os obrigava a tirar barricadas das ruas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil