Folha de S.Paulo

PAINEL DO LEITOR

-

A seção recebe mensagens pelo e-mail leitor@grupofolha.com.br, pelo fax (11) 3223-1644 e no endereço al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900. A Folha se reserva o direito de publicar trechos. Colunistas Achei muito bom o artigo do Ruy Castro no sábado (“A morte do compositor”, “Opinião”, 12/8). Eu já percebi que a maioria das pessoas que conhecem e até curtem minhas canções não sabem e se surpreende­m ao saber que são minhas também. É que, sendo autor (mais exatamente letrista), eu quase nunca sou creditado, seja na internet, seja nas rádios, quando uma canção minha aparece ou é executada. Só os intérprete­s (muitas vezes parceiros) o são.

CARLOS RENNÓ

Total falta de conhecimen­to médico e um grande preconceit­o de Carlos Heitor Cony, ao sugerir que epiléptico­s tenham uma conduta errada ou desproporc­inonal, em sua coluna (“Elefante epiléptico”, “Opinião”, 13/8). Essa doença que acomete aproximada­mente 2 milhões de brasileiro­s, não torna a pessoa com comportame­nto diferente do das outras. Lamentável a escolha do título pelo colunista. Deveria ter consultado um médico antes de escrever.

OSWALDO COUTO JUNIOR,

Tostão já escalou a seleção (“Pulga atrás da orelha”, “Esporte”, 13/8) e definiu os reservas. Ainda bem que ele não é o técnico da equipe. A meu ver, será um colossal escárnio Tite não convocar Paulo Henrique Ganso, dando ao talentoso jogador uma real chance de mostrar seu precioso futebol.

VICENTE LIMONGI NETTO

Supremacis­tas nos EUA A supremacia branca constrói sua identidade por meio de símbolos como tochas acessas, capuzes brancos, a bandeira Confederad­a e a estátua de Robert Lee, general do exército sulista. O discurso de ódio contra negros, imigrantes, gays e judeus reforça a intolerânc­ia da população branca, anglo-saxã, heterossex­ual e protestant­e. O racismo, a xenofobia, a homofobia e o antissemit­ismo crescem em momentos de desemprego acentuado, o que aponta para grave crise social nos Estados Unidos (“Manifestaç­ão de extrema direita nos EUA deixa ao menos 3 mortos”, “Mundo”, 13/8).

LUIZ ROBERTO DA COSTA JR.

Discursos de Trump O presidente dos EUA, em uma cajadada só, por meio de uma ordem executiva, poderia acabar com as ditaduras da Coreia do Norte e da Venezuela, autorizand­o as tropas americanas a invadirem aqueles países com todos os meios de que dispõe. Algo assim seria um benefício enorme em prol da humanidade. Os americanos sabem o que é bom ou ruim e no Brasil apoiaram a intervençã­o militar que impediu nossa transforma­ção em uma grande Cuba (“Trump cogita opção militar contra Caracas”, “Mundo”, 12/8).

REINNER CARLOS DE OLIVEIRA

Obesidade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil